fbpx
 

4 livros que todo empreendedor precisa ler em 2020

4 livros que todo empreendedor precisa ler em 2020

Descubra as obras que grandes empresários, como Bill Gates, têm em sua biblioteca

O hábito da leitura é cultivado por grandes nomes do empreendedorismo mundial. Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Warren Buffet sempre citam a atividade como prática recorrente em seu cotidiano e essencial para o sucesso.

Além de ser uma excelente forma de aprendizado, a leitura permite ter uma compreensão mais abrangente do mundo e desenvolver competências sociais importantes, como a empatia. Ademais, os benefícios de manter este hábito cotidiano são ainda maiores, já que ele estimula a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação.

Todas essas competências são essenciais para líderes de empresas e é claro que a qualidade das obras é fundamental para construir repertório apropriado. Por isso, confira a seguir uma lista com 4 livros que todo empreendedor precisa ler em 2020.

1. Princípios – Ray Dalio

Ray Dalio é fundador da Bridgewater Associates, a 5ª empresa privada mais importante dos Estados Unidos. O bilionário já esteve na lista da Time entre as cem pessoas mais influentes do mundo.

Neste livro, publicado pela primeira vez em 2018, ele traz lições sobre gestão, economia e investimentos e defende que tudo isso pode ser sistematizado através de regras. Entre os principais ensinamento da obra, estão a importância de uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos para formação de equipes sólidas e eficientes.

Se você está em busca de insights como empreendedor, este é um dos 4 livros que precisa estar na sua mesa de cabeceira em 2020. Nas palavras de Bill Gates, a obra reúne “ensinamentos inestimáveis” que o autor forneceu a ele ao longo dos anos.

2. O futuro do capitalismo – Paul Collier

Os primeiros exemplares deste livro chegaram ao mercado em meados de 2019, o que faz dele uma leitura extremamente atual. Compreender bem como funciona o sistema econômico e as mudanças que estão se desenhando é fundamental para qualquer empreendedor.

Por isso, o livro do economista britânico Paul Collier é mais um que precisa entrar na sua lista em 2020. A obra reflete a crise do capitalismo e como suas fissuras criam o palco perfeito para representantes de ideologias populistas e socialistas.

Polêmico, o livro defende o capitalismo e aponta soluções originais para salvar o sistema das suas falhas. A leitura também é indicada por Bill Gates, que a aponta como “uma reflexão provocante” sobre os rumos do capitalismo.

3. Essencialismo – Greg Mckeown

Este best seller do New York Times também é um dos 4 livros que todo empreendedor precisa ler em 2020. Ele é um guia que ensina a reduzir, simplificar e manter o foco nos objetivos.

Neste livro, Greg Mckeown ensina um método eficaz para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para concentrar seus esforços apenas naquilo que realmente importa. E uma das premissas mais importantes neste processo é aprender a dizer “não”.

4. Inovação em Modelos de Negócios – Alex Osterwalder e Yves Pigneur

Inovação é a palavra de ordem para os empreendedores do século XXI. Por isso, esse livro de Alex Osterwalder e Yves Pigneur é essencial para quem já tem uma empresa ou está começando agora no mundo dos negócios.

Nele você vai aprender técnicas de inovação poderosas e práticas usadas pelas maiores organizações do mundo.

E aí, gostou das dicas? Conte nos comentários se você já leu algum dos 4 livros que todo empreendedor precisa ler em 2020.

Tem alguma outra indicação de leitura? Compartilha com a gente!



×