5 melhores advogados de todos os tempos

5 melhores advogados de todos os tempos

Estar na lista de “melhores advogados de todos os tempos” não é uma receita de bolo, tampouco será fácil ganhar notoriedade nacional com a prestação de serviços jurídicos, mas o Brasil reúne alguns nomes que fizeram história.

Cada um dos profissionais que serão citados conseguiram, de alguma forma, transformar o Direito em uma arma contra a destruição dos direitos fundamentais, ou seja, conseguiram com maestria correlacionar não só a prática jurídica, mas também contribuíram para a melhoria da vida em sociedade.

O melhor advogado do Brasil não pode ser definido somente pelo salário que ganha ou os títulos que recebe, grandes profissionais do direito surgiram e ganharam notoriedade por carregarem consigo a competência e o trabalho contínuo em diversas esferas sociais.

Quem ingressa em uma carreira jurídica, geralmente guarda alguns grandes nomes em mente para se inspirar e ter como guia. Veja se você se identifica com algum desses grandes nomes. Acompanhe!

Rui Barbosa

melhores advogados

Rui Barbosa de Oliveira, conhecido somente por Rui Barbosa, foi uma grande personalidade na história política e jurídica do Brasil. Ele foi um reconhecido advogado criminalista, político, jornalista, escritor e diplomata.

A carreira do jurista foi marcada pela defesa do abolicionismo no Brasil e a proteção ferrenha contra a escravidão.

Rui Barbosa também usou sua posição política para incentivar melhorias no campo da educação, onde defendia com afinco o ensino gratuito, laico e obrigatório nas escolas brasileiras. Por ser considerado um nobre orador e conhecedor da Língua Portuguesa, em 1897, se tornou um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Uma curiosidade interessante sobre Rui Barbosa é que ele foi o primeiro impetrante de um Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal, no ano de 1892, ele requeria a soltura de presos políticos que tinham como oposição o atual presidente da época, Floriano Peixoto. Seu pedido de Habeas Corpus foi negado pelo STF.

Não é à toa que Rui Barbosa está em primeiro lugar na lista, seu ativismo marcou a história brasileira, contribuindo diretamente na noção de direitos e garantias fundamentais do indivíduo.

Pontes de Miranda

Esse é um nome bastante lembrado na graduação em Direito, Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda foi um renomado jurista e advogado brasileiro no qual tinha como diferencial a sua visão filosófica do universo jurídico.

Suas maiores contribuições foram suas grandes obras jurídicas com uma perspectiva poética, inspiradora e dinâmica.

E não para por aí, Pontes de Miranda foi matemático, sociólogo e filósofo, além de também ter exercido o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (1939).

Por possuir um notório saber jurídico, foi oferecido o posto de embaixador na Colômbia, ampliando ainda mais sua contribuição para o governo brasileiro.

Contudo, seu perfil jurista se tornou mais conhecido na área acadêmica, onde é possível encontrar diversos exemplares publicados em seu nome.

Leia também: 5 perfis referência do direito para você seguir no Instagram.

Ulysses Guimarães

melhores advogados

Ulysses Silveira Guimarães, nascido em 16 de outubro de 1916, foi advogado, professor universitário, escritor e político. Na adolescência, sonhava com o universo das artes, entretanto, terminou por escolher outro ramo de atuação: a carreira política.

Ulysses Guimarães construiu degrau por degrau sua trajetória profissional, até chegar a ser o 38º Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil.

A memória de Ulysses é marcada pelo ativismo contra a ditadura militar (1964 -1985) participando firmemente de campanhas pela redemocratização no período da popular e conhecida “Diretas já”. Ulysses, por sua vez, também teve um papel fundamental na atual constituição de 1988, apelidada por ele como “constituição cidadã”.

O currículo de Ulysses é amplo e rico, a sua personalidade e profissionalismo gerou uma espécie de exemplo para as próximas gerações. Na sociedade brasileira, houve pouquíssimas figuras tão atuantes e respeitadas por todos como Ulysses foi.

Jairo Saddi

Retomando os melhores advogados de todos os tempos, Jairo Saddi com certeza é uma figura a ser lembrada, é advogado e especialista em Direito Bancário. Saddi já publicou 9 livros sobre o direito bancário e direito empresarial.

Veja nossa especialização em Direito Empresarial aqui!

Para quem gosta de história motivacional, deve gostar do que Saddi fez. No início do seu caminho profissional, sucedeu o processo de um banqueiro já falido.

A situação do banqueiro estava tão complicada que ele não tinha dinheiro nem para pagar o almoço. Saddi não só pagou o almoço do então banqueiro, mas também usou a sua expertise assumindo o processo falimentar sem exigir nenhum valor econômico para si até que a decisão da causa saísse e fosse favorável.

Saddi ganhou o processo e como consequência uma alta reputação no âmbito do mercado financeiro. Por conta da sua coragem, passou a advogar nessa área e a participar de outros processos de liquidação de diversos outros bancos.

Leia também: como ser especialista pode impactar positivamente a sua carreira?

Francisco Mussnich

Francisco, é considerado a opção mais assertiva quando o assunto é aconselhamento estratégico voltado para assuntos societários de alta complexidade.

Francisco Mussnich também é um grande especialista em ajudar seus clientes a solucionarem obstáculos sem que o judiciário se envolva.

Mussnich fez frente a demandas jurídicas referente a realização da Copa do Mundo de 2014 e já colaborou com a venda da Brasil Telecom em 2008.

Por óbvio, para se ganhar prestígio em tarefas tão relevantes, houve diversos momentos de renúncias. Há relatos que Mussnich já precisou “dormir” no escritório pois estava empenhado em grandes trabalhos.

Perceba que o ponto crucial para ser visto como o melhor advogado é se tornar um especialista na sua área. Todos esses grandes nomes buscaram se qualificar e fazerem o melhor trabalho possível dentro de suas respectivas especialidades.

Exercer a advocacia com uma especialidade possibilita criar uma reputação de maneira mais rápida e eficiente, garantindo reconhecimento profissional por onde você for.

Para ser o melhor você deve procurar a melhor instituição para se especializar!

A Pós ESA pensa no seu futuro e te prepara para os desafios da advocacia, por isso aqui você aprende com grandes nomes do direito e ainda faz contatos com advogados de todo o Brasil!

Confira nossos cursos de pós-graduações com os grandes mestres do Direito.

administrar um escritório de advocacia



×