A importância do aperfeiçoamento contínuo

A importância do aperfeiçoamento contínuo

No Direito, a graduação é somente o começo da carreira, já que, na prática, você descobre a importância do aperfeiçoamento contínuo. O advogado deve investir em conhecimento específico sobre a área em que atua, desenvolver as habilidades necessárias ao exercício da profissão e estar atento às novas tecnologias que podem ser usadas no meio jurídico.

Tudo isso objetivando melhores oportunidades no mercado de trabalho, atendimento mais qualificado para o cliente, bem como melhores resultados em seus processos.

Logo, o segredo do sucesso está no aperfeiçoamento contínuo, que consiste em buscar novas formas de aprender e investir na carreira. Conheça, neste post, as maiores vantagens de qualificar-se e descubra como fazer isso.

Aproveite a leitura!

Valorização profissional

Buscar aperfeiçoamento significa que você está interessado em crescer profissionalmente, o que já é um bom sinal para possíveis empregadores. Além disso, ao investir na carreira é possível escolher um nicho de atuação e tornar-se um profissional renomado. 

8 cursos de pós-graduação mais procurados em Direito

Existem várias vantagens em focar sua atuação em apenas uma área do Direito, como a diminuição da concorrência e o atendimento de alto nível aos clientes. A partir daí, é possível posicionar-se como autoridade do segmento e conquistar mais clientes. Isso porque o Direito é uma área ampla, com diversas possibilidades de atuação e de carreira.

E, para se dar bem, em qualquer uma delas, é importante se qualificar, além de adquirir conhecimento específico e debater questões atuais do 

Atualização

A partir do momento em que você escolheu uma carreira no Direito, isso exige esforço e determinação. Mais que isso, requer atualização constante. Existem dois motivos, principais, para isso. 

O primeiro é que a legislação passa por mudanças constantes, como é o caso do Novo Código de Processo Civil (2015), da Reforma Trabalhista (2017), da LGPD (2018) e da Reforma da Previdência (2019), apenas para citar alguns exemplos mais amplos e complexos. 

Fora isso, todos os dias leis são aditadas, revogadas e promulgadas. Por isso, é importante estar em contato com as legislações mais recentes e as novas jurisprudências.

Em segundo lugar, as tecnologias utilizadas nos escritórios de advocacia estão cada vez mais avançadas. Muitas delas auxiliam no ganho de causas ou na prospecção de clientes, o que as transforma em ferramentas de negócios essenciais. Manter-se atualizado não é mais um diferencial, é uma exigência do mercado.

Ademais, o profissional de Direito tende a enfrentar um mercado de trabalho competitivo e, por isso, precisa se diferenciar continuamente. Dominar tecnologias que agilizem o trabalho e aumentem o potencial de sucesso nos tribunais é fundamental para o crescimento da carreira.

Conheça algumas tecnologias que favorecem a área jurídica

 

Habilidades multidisciplinares

Quem estuda Direito sabe que além de conhecimentos jurídicos também é importante desenvolver habilidades em outras áreas, com o objetivo de ter um bom desempenho na profissão.

Por isso, o aperfeiçoamento contínuo é relevante como maneira de adquirir experiências diversas e aprimorar competências profissionais. É o caso da inteligência emocional, perfil empreendedor, comunicação interpessoal, capacidade de negociação, trabalho em equipe e gestão empresarial, por exemplo.

Veja algumas delas mais a fundo e saiba como desenvolvê-las.

  • Perfil empreendedor: competência primordial que concentra várias outras, como capacidade de negociação, liderança, julgamento e tomada de decisões. Mais que prestar serviços é preciso desenvolver soluções.
  • Comunicação interpessoal: é a habilidade de lidar com outras pessoas de forma adequada nas diversas situações impostas no dia a dia. É possível desenvolvê-la praticando linguagem assertiva e tendo empatia com colegas e superiores.
  • Capacidade de negociação: é a capacidade de lidar com prazo e pressões, bem como definir metas, orientar o desenvolvimento e dar feedbacks. São habilidades essenciais para o mercado – cada vez mais volátil e instantâneo.

Como ampliar minha formação na área jurídica?

Pensando nas vantagens do aperfeiçoamento contínuo no Direito, a ESA separou para você três maneiras de obter qualificação com investimentos financeiros que cabem no seu bolso e irão aumentar as chances de aumentar o seu salário. 

Confira!

Cursos livres

Os cursos livres são capacitações de curta e média duração focados em aperfeiçoamento profissional ou habilidades úteis ao mercado de trabalho. 

Eles são uma maneira eficiente de qualificar-se, visto que têm metodologia voltada para a prática e para as necessidades atuais do mercado – que está em constante transformação. Tanto estudantes de graduação quanto bacharéis podem matricular-se nos cursos livres. Em ambos os casos, estes cursos valorizam o seu currículo e demonstram seu interesse em crescer profissionalmente.

No caso dos estudantes, esse tipo de qualificação ajuda muito a direcionar a carreira para a área de maior interesse, além de contar como crédito para atividades extracurriculares ou carga horária complementar. Muitas vezes, o curso livre é uma forma de conhecer melhor um assunto que é abordado apenas superficialmente na graduação. Daí, você, estudante, tem a oportunidade de mensurar a sua afinidade com o assunto ou tema estudado, bem como identificar as potencialidades da área.

Outro destaque importante é que, por meio de cursos livres você aprender a utilizar o sistema de peticionamento dos tribunais, reforçar conhecimentos específicos no meio jurídico, além de adquirir conhecimentos em áreas correlatas ao Direito.

Conheça alguns cursos aqui.

Participação em eventos

Inscrever-se para eventos da área jurídica, também, contribui para seu aperfeiçoamento profissional. Estamos falando de palestras, congressos, seminários, simpósios, fóruns e workshops, nos quais o advogado, o estudante de graduação ou de pós-graduação pode acompanhar as novidades da área.

Os eventos são muito importantes para qualificar produções científicas no Direito, mostrar quais são as tendências do setor e contribuir para criar e fortalecer o networking.

Trabalho voluntário

O trabalho voluntário de atendimento jurídico oferecido por muitas faculdades, Organizações Não-Governamentais e Associações é uma enorme oportunidade de aprendizado. Nesse tipo de atividade são desenvolvidas habilidades sociais, interpessoais e de atendimento ao público, por meio das quais é conhecida a realidade da profissão.

Para os profissionais recém-formados, é possível praticar a advocacia voluntária, que proporciona experiência e valoriza o currículo. Vale lembrar que, é na prática que a profissão acontece!

Entende-se que a advocacia pro-bono (sem cobrança) é uma maneira de assegurar justiça para todos, muito além de uma “simples” prática solidária.

Entendeu por que é importante 

Investir na carreira é praticar o aperfeiçoamento contínuo?

Investir no seu futuro profissional é uma decisão diária e cabe a você fazer a melhor escolha. Isso porque o aperfeiçoamento profissional é dinâmico. Ele deve começar antes mesmo do término da graduação e permanecer ao longo da carreira.

Por isso, os cursos livres são uma maneira eficaz de obter conhecimento específico e direcionar a sua carreira. 

Acertar na qualificação profissional significa ter melhores chances de crescimento na carreira. Encontre formas de se diferenciar! 

Conheça agora as oportunidades de aperfeiçoamento da ESA!



×