Advocacia consultiva: o que é, vantagens e mais!

Advocacia Consultiva

 

Se você ainda tem dúvidas de como funciona a advocacia consultiva, viemos aqui para esclarecer!

Continue lendo e saiba mais sobre o que é a advocacia consultiva, vantagens, como funciona na prática e como aproveitar oportunidades nessa área tão ampla!

Se você está em busca de uma pós-graduação para te ajuda a iniciar na Advocacia Consultiva, conheça a POSESA!

O que é a advocacia consultiva?

A Advocacia Consultiva é a advocacia da prevenção. Ou seja, é a advocacia que visa auxiliar a pessoa física ou jurídica a adequar-se frente às normas jurídicas, para que assim evite-se que se tenham demandas levadas ao judiciário.

O advogado consultivo atende então dando conselhos aos seus clientes, evitando riscos e desenvolvendo estratégias para evitar futuros problemas. De forma prática, a advocacia consultiva atua desenvolvendo contratos, organizando documentos, estruturando empresas, entre outros.

Qual a diferença de advocacia consultiva para advocacia contenciosa?

Como explicado anteriormente a advocacia consultiva atua na prevenção. Por sua vez, a advocacia contenciosa ocorre justamente quando já existem processos judiciais.

Os advogados que atuam na área contenciosa lidam com defesas, acusações, representação, e outras demandas que envolvem processos.

Como funciona a atuação da advocacia consultiva?

Para o profissional que deseja atuar com a advocacia consultiva, existem diversos caminhos e possibilidades.

Além da possibilidade de atuação em diversas áreas, o advogado consultivo pode:

Elaborar Acordos e Contratos

Nessa função o advogado consultivo atua na prevenção de processos futuros, elaborando acordos e contratos, explicando termos e assim, evitando lides futuras.

Soluções Extrajudiciais

Nessa situação o profissional atua contribuindo para o diálogo entre partes e para resolução de problemas de forma extrajudicial.

Nessas situações, as causas tendem a ser mais rápidas e menos desgastantes para as partes.

Estruturação de Negócios

Em relação a negócios e empresas, o advogado tem a possibilidade de instruir seus clientes em relação a estruturação inicial ou a organização de tributos, relações de emprego, entre outros.

Vantagens da Advocacia Consultiva

Quais as vantagens da advocacia consultiva?

Existem diversas vantagens na advocacia consultiva:

Praticidade e agilidade na resolução de questões

Com a consultoria muitos processos são evitados ou até transformados em soluções extrajudiciais.

Isso evita a morosidade do judiciário favorecendo todas as partes envolvidas nas demandas.

Diminuição de custos

Tanto para as partes quanto para o advogado existe uma redução significativa de custos.

Isso porque, o advogado consultivo consegue administrar várias consultorias no tempo que lidaria com processos. Os processos judiciais tendem a durar anos, enquanto na advocacia consultiva há possibilidade de cobrança mensal, o que torna o trabalho mais valorizado e lucrativo.

Como aproveitar as oportunidades da advocacia consultiva?

Para aproveitar as oportunidades da advocacia consultiva você precisa de conhecimento.

Ser consultor de uma empresa ou de uma pessoa física, exige não somente do conhecimento teórico, mas também prático, já que é preciso prever possíveis lides, executar planejamentos, criar contratos que abarque o maior número de possibilidades para evitar discussões posteriores e também entender o cenário atual e o do seu cliente para aconselhá-lo da melhor forma possível.

Mas como de fato entrar no ramo da advocacia consultiva?

Se você não teve oportunidade de durante seu curso atuar na prática, ou apesar de ter atuado, ainda se sente inseguro, você deve estudar.

Procure uma especialização prática na área que deseja atuar, que venha a te ensinar tanto a parte teórica como o dia a dia da advocacia consultiva.

Além disso, atualize-se constantemente, não somente em relação às leis, julgados ou jurisprudências, mas também ao cenário atual e as notícias.

Com todas essas informações temos certeza que você terá sucesso caso deseje se tornar um Advogado ou Advogada Consultiva.

Se você está em busca de uma pós-graduação para te ajuda a iniciar na Advocacia Consultiva, conheça a POSESA!

 



plugins premium WordPress