Advogados do futuro: confira as áreas em expansão

Advogados do futuro: confira as áreas em expansão

O que se espera dos advogados do futuro? Quais são as áreas em expansão da advocacia?

O direito está sempre em constante evolução, por isso a cada ano surgem novas áreas de atuação da advocacia, bem como ocorre atualizações e modificações nas áreas mais tradicionais.

A verdade é que estar atento as tendências e necessidades do mercado pode garantir uma vantagem estratégica.

Confira agora a lista com as áreas promissoras da advocacia para você atuar.

Continue lendo!

1. Direito Empresarial

advogados do futuro

direito empresarial é o ramo do direito que visa a defesa dos interesses de empresas dos mais variados setores.

O papel do advogado corporativo é principalmente assessorar a empresa, trabalhando em conjunto com outros departamentos estratégicos para garantir os melhores negócios, acordos e contratos.

Essa é uma área bastante flexível e repleta de dinamismo, vez que cada empresa traz consigo suas próprias necessidades e desafios.

Advogar na área empresarial exige conhecimento em temas variados ligados a empresas como constituição, fusão e incorporação, processos de falência e recuperação judicial, podendo atuar também na legalização e registro de patentes.

Vale ressaltar que a advocacia empresarial ganhou mais força após a pandemia, devido ao alto número de empresas que foram fechadas ou entraram em falência, ao mesmo tempo em que novos modelos de negócios surgiram, o que faz com que essa área do direito permaneça valorizada e lucrativa para os próximos anos.

Não deixe de conhecer: Pós-graduação em Advocacia Corporativa.

2. Compliance e ética

O compliance acaba sendo uma subárea do direito empresarial, dessa forma é possível encontrar advogados corporativos atuando nessa área, bem como advogados especialistas em gestão de negócios com foco em compliance e ética.

Desde o advento da Lei Anticorrupção, as organizações e empresas passaram a se dedicar no desenvolvimento de políticas de transparência, auditorias internas e códigos de condutas empresariais com punições mais severas para atos de corrupção.

Com isso, houve uma valorização da especialização em compliance, sendo uma das áreas mais lucrativas da advocacia, com um grande benefício: poucos advogados estão atuando nessa área.

Cada vez mais as empresas compreendem a necessidade de um advogado consultor de compliance e esse profissional pode trabalhar com mais flexibilidade e excelentes remunerações.

Quem escolhe essa área de atuação da advocacia estará com as propostas de empregos garantidas para os próximos anos.

Leia também: Qual especialização em direito mais combina com você?

3. Direito Tributário

advogados do futuro

O direito tributário está sempre em avanço, por isso é uma área de atuação empolgante para advogar.

Advogados tributaristas podem ajudar a orientar pessoas e empresas através de planejamentos tributários e consultorias.

Embora seja uma das melhores áreas da advocacia e ofereça ótimas remunerações, poucos advogados se “arriscam”, vez que há um receio sobre a complexidade da base teórica desse ramo.

A verdade é que a advocacia tributária sempre será vista como uma área em ascensão, já que o Brasil tem uma alta carga tributária.

Com a reforma tributária a caminho, a tendência é que aumente a demanda por profissionais qualificados nessa área.

Muitas empresas possuem problemas para apurar e pagar seus impostos corretamente, por isso o advogado tributarista se torna essencial.

Por ser uma área extremamente técnica, se especializar em advocacia tributária é imprescindível para ter bons resultados nesse ramo, além de ser uma oportunidade de destaque no mercado de trabalho.

Você pode gostar: Como administrar um escritório sozinho(a)?

4. Direito Digital e propriedade intelectual

Nos últimos anos o Brasil tem investido em legislações que visam regular o uso da internet, bem como proteger o compartilhamento de dados de usuários, isso fez surgir uma demanda por advogados especializados na advocacia digital.

Alguns exemplos de regulamentações com as quais um advogado digital atua diretamente são: Lei Carolina Dieckmann, o Marco Civil da Internet e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Essa é com certeza uma das áreas mais requisitadas e o advogado do futuro precisa estar com sua atenção voltada para as crescentes mudanças e novas tecnologias, como o metaverso.

Por ser uma área recente da advocacia, quase não há concorrência e os salários são considerados os mais altos da categoria.

Leia também: cibersegurança e a advocacia: qual a importância e os desafios?

5. Direito trabalhista

A advocacia trabalhista é uma das áreas que apresentam os maiores números de casos anualmente no Brasil.

Com a pandemia, o cenário ficou pior para os empregados: demissões em massa, direitos reduzidos, salários e benefícios não recebidos, entre diversas outras reclamações.

Atuar como advogado trabalhista é ideal para quem busca uma área mais dinâmica, já que pode representar tanto empregados quanto empregadores.

Também surgiram novas modalidades de trabalho e ainda há uma ausência de regulamentação e defesa correta dos direitos dos trabalhadores, isso torna o advogado trabalhista valorizado pelo mercado.

Especialize-se e usufrua dos benefícios da advocacia trabalhista!

6. Direito Civil

Esse é de certo o ramo com maiores possibilidades de atuação dentro da advocacia, e por ser uma área sempre em atualização proporciona excelentes oportunidades de atuação para advogados recém-formados e para os mais experientes.

Na pandemia surgiram diversas demandas para a advocacia cível, principalmente no tocante a danos morais e materiais decorrentes de cancelamentos de viagens e hospedagens, além de problemas com planos de saúde.

6.1. Direito familiar e sucessório

Uma subárea do direito civil que apresentou alta repentina foi o direito familiar e de sucessões.

Também em decorrência da pandemia, houve um aumento no número de processos de inventários, bem como taxas mais altas de divórcios, guarda de menores e direitos de visitação.

A advocacia familiar é uma área em expansão porque se move na mesma velocidade que a própria sociedade evolui, sendo necessária para auxiliar nos direitos e defesas de interesses das mais diversas categorias familiares.

6.2. Direito do consumidor

Baseado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei Federal n°8.078, esse ramo do direito tem por objetivo nortear e regular as relações de consumo.

Com o avanço de negócios online houve também o aumento de violações de direitos do consumidor, bem como reclamações em órgãos como Procon.

Levando em consideração o cenário comercial do país e os futuros incentivos para a recuperação da economia, as relações entre fabricantes, fornecedores e consumidores estará cada vez mais suscetível a conflitos.

Nesse momento, a atuação do advogado especialista na área de direito do consumidor se torna fundamental, e para garantir bons resultados é necessário ter um bom entendimento do CDC bem como das técnicas mais avançadas de processo civil.

Leia também: Séries jurídicas: qual personagem você é?

7. Mediação e resolução de conflitos

Essa não é apenas uma área em expansão na advocacia mas também uma habilidade essencial do advogado do futuro, afinal, a arte da negociação garante resultados positivos para todos os ramos do direito.

Mediar conflitos é garantir a melhor e mais rápida solução para os seus clientes, com o menor custo possível.

A verdade é que no mundo moderno cada vez menos pessoas estão dispostas a esperarem o “tempo da justiça”, optando por acordos para que ambas as partes resolvam logo a situação litigiosa.

Se especializar em mediação, gestão e resolução de conflitos é o primeiro passo para ser reconhecido e bem remunerado nos próximos anos da advocacia!

Agora que conhece as áreas em expansão da advocacia, está pronto para iniciar sua especialização e chegar primeiro nas melhores ofertas de trabalho!

A ESA oferece pós-graduações com foco na advocacia prática: feita por advogados, para advogados.

Invista no seu futuro com a instituição que mais forma advogados de sucesso!

Clique aqui e confira nossos cursos!

advogados do futuro



×