fbpx
 

Como a análise de dados está impactando o Direito no Brasil e no mundo

Como a análise de dados está impactando o Direito no Brasil e no mundo

Business Intelligence, Big Data, Inteligência Artificial, entre outras tecnologias, já fazem parte do dia a dia dos advogados. Saiba como elas têm impactado sua profissão!

A análise de dados já faz parte do cotidiano da maioria dos segmentos de mercado. Tecnologias como Business Intelligence, Big Data, Inteligência Artificial, entre outras, são termos corriqueiramente mencionados. E no Direito, isso não é diferente.

Os advogados lidam diariamente com análise de dados. Cálculos trabalhistas, indenizações, amostragens sobre doenças, probabilidade de acertos ou erros em processos, tudo isso pode ser melhor compreendido e interpretado através de uma análise minuciosa de dados e informações.

É por esse motivo que, mais do que nunca, você deve estar por dentro de como usar a análise de dados para melhorar o seu trabalho e obter mais sucesso na sua carreira.

Continue a leitura e saiba como e por que fazer uso dessa tecnologia!

Melhor assertividade nas decisões

Advogados costumam confiar na sua experiência e embasar suas argumentações em decisões de tribunais. No entanto, essa ciência não é exata.

Mas, quando você parte para a análise de dados estruturados e não estruturados, consultando fontes diversas de informação e confrontando decisões, a probabilidade da vitória no processo aumenta exponencialmente.

Com base no histórico de decisões de um determinado tribunal, por exemplo, é possível saber a probabilidade de uma decisão contra ou a favor do seu cliente e, desse modo, traçar a melhor estratégia para o caso.

 

Leia também: 6 melhores livros de Direito Tributário para se tornar um expert

 

Maior previsibilidade de prazos

Uma das queixas mais recorrentes no setor jurídico é a demora em se obter respostas. Embora o advogado tenha uma noção dos prazos, isso varia de caso para caso e de juiz para juiz.

Essa incerteza costuma deixar os clientes ansiosos, levando-os à insatisfação com a sua prestação de serviços. Mas essa expectativa pode ser melhor gerenciada se você tiver pareceres mais assertivos nesse quesito.

A análise de dados permite, por exemplo, avaliar os prazos de casos semelhantes aos de seus clientes, encontrando padrões e tendências.

Desse modo, é possível precisar com bastante acurácia o tempo que o processo levará para ser finalizado e assim alinhar expectativas com seus clientes.

Avaliação de oponentes

Por meio da análise de dados no Direito, também é possível conhecer características de seus oponentes no tribunal.

Estratégias mais utilizadas, argumentações recorrentes, taxa de sucesso, entre outros pontos podem facilmente ser conhecidos e contribuir para que você inove na sua forma de atuar, desenvolvendo estratégias mais efetivas em favor de seus clientes.

Outra aplicação para esse tipo de tecnologia é avaliar seu próprio desempenho e, com base na análise de dados, verificar o que pode ser melhorado na sua atuação de modo que você obtenha maior êxito em seus casos.

 

Dica: Como escolher a melhor pós em Direito Civil?

 

Gestão estratégica

A análise de dados no Direito não ajuda só no ganho de causas, mas também contribui significativamente para que você faça uma gestão mais estratégica do seu negócio.

Utilizando softwares especializados em gestão de empresas legais, é possível avaliar seus processos, condutas e ações e assim determinar um planejamento estratégico de longo prazo.

Um bom exemplo é com relação à expansão dos negócios. Se hoje você atua em uma única área, como Direito Tributário, por exemplo, e deseja ampliar sua atuação, qual seria o melhor segmento do Direito para investir?

Pois a análise de dados pode trazer insights importantes sobre esse caminho, avaliando o sucesso ou insucesso de concorrentes, a procura dos clientes por determinados serviços e até mesmo a rentabilidade desses serviços.

Se até hoje você não havia pensado em como a tecnologia e a análise de dados poderiam impactar na sua carreira, chegou o momento de fazê-lo.

Pensando nos benefícios e desafios que a tecnologia apresenta para a advocacia, a Escola Superior de Advocacia preparou um curso para capacitar juristas para atuação em meio à transformação digital.

No curso de pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia, serão abordados temas como: Ciência de Dados, Jurimetria, Business Intelligence e muito mais! Confira mais informações na página do curso!



×