Análise de dados no Direito: importância e desafios

Saber gerenciar dados e usá-los à seu favor é essencial para que eu escritório de advocacia se destaque na atualidade.
A modelagem de dados na área jurídica ainda não é amplamente utilizada nos escritórios de advocacia especializada, mas promete ser cada vez mais importante.

Trata-se de uma prática repleta de vantagens, que consiste em coletar, organizar e interpretar dados, que transformam-se em previsões e estratégias.

Continue a leitura e saiba como a análise de dados pode contribuir para a sua carreira!

Análise de dados em advocacia especializada

Saber gerenciar dados e usá-los à seu favor é essencial para que eu escritório de advocacia se destaque na atualidade. Entretanto, o volume de dados costuma ser grande e os profissionais podem se confundir ou ficar perdidos em meio a tanta informação.

Na advocacia especializada, é possível reduzir os parâmetros e obter informações de nicho, tornando o trabalho de modelagem da dados mais ágil e focado.

O trabalho do advogado deve ser direcionado apenas para a sua área de atuação, de forma que a pesquisa seja objetiva e os resultados sejam úteis.

Algumas vantagens da análise de dados

Primeiramente, automatizar a análise de dados na advocacia especializada faz com que as informações sejam analisadas em maior velocidade.

Esse é um processo que até pouco tempo atrás ainda era realizado por pessoas, que examinavam pilhas de documentos ou dezenas de arquivos no computador. Hoje, todo o procedimento é feito por inteligências artificiais.

Justamente por se tratar de um processo automatizado, os dados estão sempre atualizados e estão menos sujeitos à erros. Além disso, a visão sobre o caso ou tribunal em questão é mais ampla, com informações precisas e agrupadas em gráficos, por exemplo.

Com melhores resultados e maior capacidade de previsão, é possível fidelizar clientes. Ou seja, usar dados e ter uma estratégia assertiva é uma ótima maneira para escritórios de advocacia especializada construírem uma boa reputação no mercado.

Além de um trabalho mais qualificado, a análise de dados permite estudar o próprio cliente. Dessa forma, o profissional da área jurídica consegue compreender o que seu cliente espera, quais são suas preferências e quais são os problemas mais comuns enfrentados por ele. A partir daí, seu serviço se torna mais personalizado e eficiente.

Os desafios da análise de dados em Direito

Quem trabalha com advocacia especializada precisa manter-se sempre atualizado com as tecnologias do ramo e com as tendências da profissão. Para ter sucesso, esse profissional precisa ser data-driven, ou seja, orientado por dados, e não por intuição ou palpites.

Por isso, entre seus desafios, está a capacidade de analisar as informações disponíveis com rapidez e tomar decisões. É claro que um software capaz de coletar e organizar os dados é uma ferramenta imprescindível, mas a competência do advogado também tem seu papel. Ao se informar, você consegue perceber padrões e ter insights sobre o próximo passo.

Interpretar cenários usando dados é um diferencial na advocacia especializada. Automatizar essa atividade faz com que a análise de processos ocupe menos tempo, de forma que os profissionais possam dedicar-se às atividades mais estratégicas.

A modelagem de dados permite criar modelos preditivos dos processos judiciais, e assim ter uma taxa de vitórias maior.

Pensando nos benefícios e desafios que a tecnologia apresenta para a advocacia, a Escola Superior de Advocacia preparou um curso para capacitar juristas para atuação em meio à transformação digital.

Conheça agora a pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia e aprofunde-se em Ciência de Dados, Jurimetria, Business Intelligence e muito mais!



plugins premium WordPress