As habilidades dos advogados de sucesso!

As habilidades dos advogados de sucesso!

Você sabe quais as habilidades dos advogados de sucesso? Toda profissão exige algumas habilidades específicas para sua execução, porém, agora as chamadas “Soft Skills”, habilidades voltadas a inteligência emocional, ganham mais espaço do que os manejos das técnicas inerentes a profissão.

É um momento em que há uma valorização não só do conhecimento, mas também do ser humano por trás da atividade profissional.

Veja agora algumas das habilidades mais almejadas na advocacia, que se tornaram uma característica indispensável para os advogados de sucesso!

As Habilidades do Sucesso:

O que são Soft Skills?

Ser advogado é uma das poucas profissões que exige praticamente o mesmo nível de competências técnicas e sociais.

Do ponto de vista técnico, seu profissionalismo, certificações e experiências anteriores podem causar uma boa impressão inicial e até garantir uma vantagem na hora da contratação, no entanto, suas habilidades interpessoais serão a grande chave para o seu sucesso.

As Soft Skills podem ser definidas como traços de personalidade e habilidades interpessoais, ou seja, diz respeito as características de como uma pessoa se relaciona com as outras.

Isso significa que essas habilidades estão mais relacionadas a quem as pessoas são e como se comportam do que ao seu nível de conhecimento em uma área de atuação.

Com as constantes inovações em tecnologia, o papel do advogado mudou nos últimos anos, já se foi o tempo em que um advogado precisava vasculhar salas cheias de arquivos de processos ou passar uma tarde inteira redigindo documentos jurídicos.

A tecnologia significa que todos os arquivos podem ser armazenados e acessados ​​digitalmente com apenas um clique.

Isso evidencia que agora, mais do que nunca, as soft skills de um advogado será o que os diferencia no competitivo mercado de trabalho.

1. Falar em público

A habilidade de falar em público é indispensável, não importa o plano de carreira que você escolheu. Ser capaz de organizar seus pensamentos e articular bem suas falas para uma sala cheia de pessoas mostra realmente o quanto você sabe sobre o assunto.

Esta habilidade pode trazer resultados surpreendentes em reuniões com clientes, associados, entrevistas de emprego, empresas e até mesmo nas audiências, pois transmite uma ideia de conhecimento pleno, ainda que você seja um iniciante.

Dentro e fora do local de trabalho, o uso da persuasão ao falar é um elemento chave para construir uma carreira de sucesso.

Ao executar uma grande argumentação, seja para defender os interesses dos seus clientes ou convencê-lo de que seu escritório é a melhor opção, você construirá uma forte relação de confiança.

administrar um escritório de advocacia

2. Gestão de relacionamento

Todo mundo lida com pessoas, seja no trabalho ou na vida particular.

Construir relacionamentos duradouros e saudáveis com as pessoas que fazem parte do seu dia a dia é uma parte importante para melhorar o sucesso pessoal e profissional.

Portanto, saber construir um bom relacionamento é fundamental, independentemente de você ser associado em um grande escritório de advocacia ou apenas um advogado iniciante.

Adquirir excelência em gerenciamento de relacionamentos te ajudará a se diferenciar dos concorrentes e a reter mais clientes.

Como advogado, às vezes pode ser difícil criar conexões com seus clientes sem perder o profissionalismo. Para ajudar nesse processo, você deve ver cada cliente e cada interação como uma oportunidade para construir uma relação e descobrir mais sobre as necessidades deles.

3. Resolução de problemas

Resolução de problemas é, sem dúvidas, uma habilidade crucial para qualquer profissional, não somente para os formados em Direito.

Ocorre que cada vez mais o mercado exige pessoas proativas, com “senso de dono”, que tomem a iniciativa e se antecipem aos problemas.

Você pode melhorar ou desenvolver essa habilidade por meio de treinamentos, práticas do dia a dia e cursos que auxiliam a expandir sua capacidade de resolver questões mais complexas.

O resultado é positivo para o campo profissional e pessoal, pois a resolução de conflitos permite que você analise situações com mais calma e objetividade, calculando possíveis riscos e propondo soluções eficazes para as variáveis de cada situação.

Sabe-se que na advocacia nenhum problema é igual ao outro. Cada situação apresenta desafios únicos, mas a solução de problemas vai além das boas ideias que funcionaram no passado, é uma habilidade que permite que você pense “fora da caixa”, para encontrar soluções que são personalizas de acordo com as necessidades individuais de cada cliente.

4. Criatividade

Muitas pessoas possuem a errônea ideia de que criatividade é uma habilidade reservada apenas para os artistas, escritores e profissionais de publicidade, ignorando totalmente a possibilidade de desenvolver essa habilidade na sua própria profissão.

Criatividade se refere a ser capaz de inventar algo novo, ou dar novas interpretações para algo que já existe, é enxergar além do óbvio.

Portanto, o advogado que exercita essa habilidade poderá trabalhar sob novas perspectivas, criando uma forma única de exercer a profissão em sua área de atuação.

Essa habilidade permite que um escritório caminhe em uma direção mais produtiva desenvolvendo constantemente seus processos, ficando sempre um passo à frente da concorrência.

Por isso, é de extrema importância que os advogados atuais e futuros em qualquer área se identifiquem também como pessoas criativas.

Para ser o melhor advogado possível, você precisa ter vontade de desenvolver essas habilidades.

Nem sempre será fácil sair da sua zona de conforto, pode ser um pouco assustador no início, mas é o caminho mais rápido para o crescimento em qualquer profissão.

Ao reunir seus conhecimentos técnicos com essas habilidades pessoais, você se tornará um advogado de sucesso!

Aqui listamos apenas quatro habilidades que estão presentes nos advogados mais bem sucedidos, mas a verdade é que todo ano novas habilidades são exigidas pelo mercado.

Isso se tornou uma necessidade real para quem procura não só se destacar no mercado de trabalho, mas alcançar resultados consistentes na carreira.

A boa notícia é que toda habilidade pode ser desenvolvida, e foi pensando justamente nisso que a ESA resolveu realizar uma OPEN CLASS exclusiva sobre o tema!

A OPEN CLASS será um evento 100% Online e Gratuito, que abordará quais são as 10 habilidades fundamentais para o profissional do futuro segundo a lista do Fórum Econômico Mundial.

Você irá aprender como desenvolver cada uma dessas habilidades com a especialista, Profª Juliana Picinin: Advogada, Mestre em Direito pela UFMG, Especialista em Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano, Life Coach, Professora de Direito Administrativo, Psicologia Positiva, Inteligência Emocional e Storytelling.

Não perca a chance de participar e se tornar um profissional mais completo!

Anote na agenda!

O evento será dia 30/11 e acontecerá ao vivo no Youtube às 19h! Inscreva-se abaixo:

habilidades dos advogados de sucesso



×