fbpx
 

4 problemas que você pode evitar com a atualização profissional

Se você quer desenvolver a sua carreira, a atualização profissional na sua área de atuação é fundamental

4 problemas que você pode evitar com a atualização profissional

Você se lembra de como era o mundo quando você saiu da faculdade, sem uma atualização profissional? De lá para cá muita coisa deve ter mudado, mesmo que você tenha fechado este ciclo há pouco tempo. 

Afinal, a cada dia que passa, o avanço da tecnologia tem promovido atualizações cada vez mais velozes nas mais diversas áreas. Diante de tantas transformações, os profissionais que não buscam se atualizar acabam ficando para trás.

Quer saber se vale mesmo a pena começar a investir na renovação do seu conhecimento? Confira a seguir 4 problemas que você pode evitar com a atualização profissional:

1. Carreira estagnada

Já está a vários anos executando as mesmas tarefas e sem nenhum aumento significativo na sua renda? Este pode ser um grande sinal de que você precisa de uma reciclagem.

Se você não consegue desenvolver a sua carreira, é bem provável que não tenha uma qualificação adequada para os novos rumos da sua área de atuação; nós podemos te ajudar nisso. Profissionais atualizados, que têm a capacidade de se adaptar rapidamente às transformações, têm as melhores oportunidades.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, realizada em 2019, as empresas analisadas investem uma média de 15 horas anuais na qualificação dos funcionários. Isso significa que a atualização profissional é essencial para se manter competitivo, em qualquer área de atuação.

2. Currículo preterido em processos seletivos

Você é raramente chamado para participar de um processo seletivo? O seu currículo, então, certamente não é atrativo. E um dos motivos pode ser a falta de atualização profissional.

Os recrutadores sempre checam a formação e as experiências dos candidatos. Se as suas informações não são atualizadas, isso dá a entender que você não se preocupa em desenvolver suas habilidades e pode não estar pronto para o trabalho.

Por isso, mostrar que você tem buscando alternativas para se qualificar profissionalmente, como ter uma especialização no currículo, é tão importante. Afinal, as empresas sempre vão priorizar candidatos que estão mais preparados para se adaptar às funções.

3. Perda de clientes

Se você é um profissional liberal, a falta de atualização pode fazer com que você perca oportunidades e até mesmo clientes. Em um mundo em constante transformação, quem não está atento às inovações, pode acabar ficando para trás.

Basta lembrar da briga dos taxistas com os aplicativos de mobilidade urbana, certo? Não pense que o seu trabalho está garantido e será executado sempre da mesma forma!

Na área do direito, por exemplo, é muito comum haver mudanças significativas nas leis das mais diversas áreas. Por isso, é bom sempre ter atenção com o que está acontecendo.

4. Demissão e desemprego

Outro problema decorrente da falta de atualização profissional é a perda de qualificação, que acaba tornando a pessoa incapaz de realizar determinado trabalho. Isso pode provocar a perda do emprego e até mesmo dificultar a recolocação na área.  

Como anda a sua carreira, você tem investido na sua atualização profissional? Para conhecer as melhores práticas e o que há de mais novo no âmbito jurídico, confira os cursos livres e de pós-graduação da ESA.



×