Como conciliar trabalho e Pós-Graduação?

Como conciliar trabalho e Pós-Graduação?

Conquistar o certificado de pós-graduação exige tempo e dedicação, o que muitas vezes é complicado para quem já iniciou uma carreira no Direito. Entretanto, especializar-se é essencial para crescer profissionalmente. Por isso, esse desafio vale a pena.

A ESA traz este artigo para mostrar que conciliar os estudos e o trabalho pode ser mais fácil e mais leve. Leia para saber como facilitar o processo.

Planejamento e organização

A pós-graduação exige comprometimento, por isso é preciso organizar sua rotina e planejar os estudos. Sem organização, o conteúdo a ser estudado se acumula e você fica suscetível a perder prazos para entrega de trabalhos e avaliações, comprometendo todo o andamento do curso. 

Quando a pós-graduação é 100% à distância, o planejamento é ainda mais importante, considerando que os horários de estudo dependem somente do aluno. Por outro lado, você tem a flexibilidade de ajustar seus horários de dedicação e estudos conforme sua agenda e outros compromissos profissionais.

Pensando em facilitar a organização do tempo, os alunos da ESA recebem, a cada módulo, um cronograma de estudos. Neste documento, listamos as disciplinas com suas respectivas ementas, os prazos importantes e ainda um planejamento de estudos semanal distribuindo o conteúdo de forma organizada. Ao seguir este planejamento, você conseguirá sucesso na conciliação dos estudos com as outras atividades, sem acúmulo de conteúdo e sem perder nenhum prazo. Escolha o melhor espaço para dedicar-se a este momento de estudos, em casa ou no trabalho, os dias da semana e horários para seguir o seu planejamento.

Informe os colegas de trabalho

Pode parecer sem importância, mas compartilhar seus planos de carreira com pessoas próximas é um grande motivador. Além disso, quando seu chefe e seus colegas de trabalho sabem que você está investindo em uma pós-graduação passam a valorizar mais o seu trabalho e compreender caso você fique indisponível para cumprir horas extras no escritório, por exemplo.

Use a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para o profissional de Direito que precisa conciliar trabalho e estudos. Existem diversos apps que auxiliam na gestão do tempo e na formação de hábitos, especialmente úteis para quem precisa organizar sozinho a rotina de estudo.

Seja no formato EaD, presencial ou com aulas ao vivo, é interessante ter o material de estudo online, para que você consiga rever conteúdos quando e onde quiser. 

Plataformas como o Google Keep, por exemplo, permitem salvar textos, imagens e áudios na nuvem, ou seja, se você salva determinado conteúdo no smartphone, ele estará disponível no seu notebook e no seu tablet também.

Atualmente, os cursos de pós-graduação à distância dividem-se entre os que têm conteúdos gravados (EAD) e os que contam com aulas ao vivo (ONLINE), em horários determinados. Cada um tem benefícios específicos e ambos permitem que o aluno assista as aulas onde quiser.

Para quem precisa conciliar estudos e trabalho, essa é uma grande vantagem. Significa que você não perde tempo no trânsito, pode assistir mesmo quando está viajando a trabalho, dentre outras situações.

Na ESA, oferecemos vários benefícios tanto na modalidade EAD como na ONLINE (ao vivo) para ajudá-lo a concluir com sucesso a sua especialização. Nos cursos EAD, você também tem a possibilidade de debater, em aulas ao vivo, tópicos da matéria com o seu professor. É um momento valioso para tirar aquela dúvida e compartilhar experiências, fazendo o networking com os demais colegas. Já nos cursos ONLINE (ao vivo), as aulas ficam gravadas para que você possa assistir em outro momento, caso não possa acessar no dia/horário em que a aula aconteceu. Assim, fica fácil estar por dentro de tudo, não é mesmo?

Tenha prioridades

Quando a carreira torna-se sua prioridade, fica mais fácil ter a disciplina necessária para dedicar-se aos estudos. Assim, eliminar as distrações na hora das aulas é fundamental. Deixe o celular de lado para focar nos estudos, explique aos familiares que moram com você que aquele momento é de concentração, e assim por diante.

Saber conciliar estudos e trabalho é muito importante para tornar-se um profissional qualificado e acompanhar a demanda do mercado de trabalho.

Ao priorizar a qualificação profissional, torna-se mais fácil manter a dedicação ao longo dos meses. Mantenha em mente aonde quer chegar e se esforce para isso.

E, lembre-se, conte com a Escola Superior de Advocacia para alcançar seus sonhos e objetivos. Conheça os cursos de pós-graduação ofertados para o segundo semestre de 2021 e faça sua escolha! 

Clique aqui e saiba mais!



×