Como se tornar um advogado de sucesso?

Como se tornar um advogado de sucesso?

Como se tornar um advogado de sucesso? Por trás de cada grande escritório de advocacia, há muitos advogados bem-sucedidos, entretanto, qual é a receita mágica para determinar precisamente o sucesso deles?

Será a vestimenta de grife e o sapato de couro? Será o número de clientes adquiridos anualmente através da indicação de diversos outros clientes satisfeitos com o seu trabalho? A fama? A realização pessoal e profissional? Ou será que o sucesso é somente estabelecido diante de um alto faturamento mensal? Acompanhe!

Como se tornar um advogado de sucesso?

Frente a tantas indagações, existe um consenso de que o sucesso de um advogado(a) pode ser definido de diversas maneiras, mas que não será conquistado facilmente, nem “do dia para noite”, é preciso que haja muita autoconfiança profissional e trabalho duro contínuo.

Não basta que o advogado tenha inúmeros clientes que não estão dispostos a pagarem os honorários que ele acredita que mereça, tampouco importa se ele ostenta nas redes sociais, mas não tem a credibilidade que sonha ter, ou viva a vida inteira trabalhando para alcançar o futuro e se esqueça de viver o presente.

A verdade é unânime. Advogados bem-sucedidos sempre dirão o mesmo: o sucesso está em cumprir alguns quesitos que outros advogados não querem cumprir. Assim, naturalmente a prosperidade será revelada para você.

Aqui está uma lista com tudo que você precisa fazer para ser um advogado(a) de sucesso! Veja:

Torne-se único(a) na sua área

Há milhares de advogados espalhados pelo Brasil, e o que faz você ser enxergado diante de tantos outros é a capacidade de ser único(a) e singular na sua área.

A experiência voltada para um ramo do Direito gera confiança em quem tem um problema específico e acredita que só você poderá solucioná-lo.

Identifique um nicho de mercado em que melhor se adapta e retire boas oportunidades dele, tais como realizar parcerias com outros profissionais/escritórios que não possuem a mesma especialização que você, aposte no marketing e em angariar clientes através das redes sociais, tenha certeza de que independente do nicho escolhido, seu potencial cliente estará online.

Turbine seu currículo profissional com uma especialização que você se sinta mais confortável e veja sua vida tomando uma nova direção.

Recomendado: confira nossa grade de cursos: pós-graduação com tópicos de empreendedorismo e marketing jurídico.

Seja audacioso(a)!

Se tem uma frase que sempre falam é: “A advocacia não é uma profissão para covardes”. Se você já advoga, provavelmente também concordará com essa afirmação. Reinventar a roda não é uma tarefa fácil, porém, se a reinvenção for feita com audácia, poderá colocar qualquer profissional a frente dos concorrentes.

Adquirir autoconfiança para criar uma advocacia disruptiva é um fator muito importante para conseguir sucesso na carreira jurídica. A realidade é que o mercado já está farto de profissionais que agem, falam e se comportam sempre da mesma maneira por anos. O ponto chave é o planejamento e coerência entre o que você quer conquistar e o que está fazendo hoje para chegar lá.

O futuro costuma dar voz àqueles que se arriscam e possuem objetivos grandiosos, basta se preparar e acreditar!

Tenha Disciplina

Certamente essa é uma das características mais importantes e difíceis de se ter.

É comum que o advogado(a) tenha uma rotina de análise de casos, atendimento ao cliente, reuniões, audiências, além de não ter que se esquecer de nutrir relacionamentos interpessoais, somando o fato de ter que cuidar de si.

O advogado que está dando os primeiros passos na advocacia terá que enfrentar um mar de inseguranças e desânimos quando faltar clientes. Desenvolver sua disciplina fará com que haja mais capacidade de enfrentar todos os obstáculos e não desistir logo no início. Tudo isso passará com o tempo, claro, se a procrastinação for vencida.

Em contrapartida, o advogado Sênior ou Pleno também enfrenta seus desafios, uma vez que já possui sua carteira de clientes e geralmente se mantém na inércia para ir além. Começar um projeto novo, mudar de área, se atualizar, costuma ser algo muito difícil para quem já está na estrada jurídica há algum tempo.

Organizar todas as tarefas diárias e definir metas para o futuro facilitará a concentração no trabalho e criará naturalmente um sentimento de disciplina, favorecendo até mesmo outros âmbitos da sua vida.

Leia também: importância do aperfeiçoamento contínuo.

Construa metas

Diversos advogados(as) ingressam na advocacia com um objetivo forte e bem definido, entretanto, ao longo do tempo esses objetivos vão sendo esquecidos. Construir metas bem definidas de médio e longo prazo influencia diretamente no seu sucesso profissional.

Esses advogados(a) não conseguem atingir as metas por nem saberem como estabelecê-las da forma correta, outros não atingem as metas por não terem nenhuma. De qualquer forma, o profissional deve saber onde quer chegar pois a direção costuma ser mais importante que a velocidade. Realizar uma autoanálise fará você compreender em qual lugar quer chegar e o que deve fazer para atingir os resultados que deseja.

Estipular e alcançar metas fará toda a diferença para que o advogado(a) reconheça seu potencial e se mantenha motivado para criar os próximos objetivos a serem concluídos. Afinal de contas, mais relevante que a construção de metas é a concretização delas.

Recomendado: Inteligência emocional: saiba como desenvolver e destacar-se no mercado de trabalho.

Exercite o autocuidado

A ideia do autocuidado é uma expressão que indica um conjunto de hábitos que o profissional deve ter consigo mesmo para promover a sua saúde física e mental. Dar mais atenção a si e aos seus momentos de lazer e relaxamento não é perda de tempo, é qualidade de vida.

Inicialmente, pode parecer não ter nenhuma correlação, porém, a realização profissional só será conquistada mediante a uma vida equilibrada. Dormir bem, realizar atividades físicas, conseguir tempo para ter uma vida social, se alimentar saudavelmente e até mesmo adquirir um hobby fará o advogado(a) se sentir mais disposto, irá trazer ânimo para ele conseguir aprimorar sua rotina de trabalho e consequentemente aumentar a sua produtividade, deixando o caminho livre para o sucesso.

Veja também: As habilidades dos advogados de sucesso.

Sabe-se que o trabalho ocupa um espaço importante na vida de qualquer profissional, mas não deve ser tudo, é preciso experimentar a satisfação em todas as áreas da vida.

Lembre-se, você não poderá voltar no início, mas poderá recriar um novo final.

O sucesso não tem um significado objetivo, cada profissional tem dentro de suas perspectivas o que é ter uma carreira brilhante.

Identificar o significado que o sucesso tem na sua vida é primordial, assim, você buscará realizar aquilo que faz sentido no seu caminho profissional.

Dê o seu melhor investindo em você, adquira conhecimento de alto valor com a pós-graduação da ESA e esteja preparado para o sucesso que você tanto merece ter!

Conheça nossos cursos aqui!

#vemparaESA

administrar um escritório de advocacia

 



×