Conheça quatro sites de notícias do universo jurídico!

Conheça quatro sites de notícias do universo jurídico!

Independente da área de atuação, manter-se informado é essencial para o profissional de Direito. No caso dos advogados e juristas, existem notícias que afetam diretamente o trabalho desenvolvido e os resultados.

E no mundo cercado de fake news, os profissionais do Direito precisam saber quais sites são confiáveis para acompanhar as novidades da área. É por isso que ESA traz uma curadoria dos principais portais para você ficar por dentro de tudo.

Conjur

O conjur.com.br é uma evolução da revista eletrônica Consultor Jurídico, criada em 1997. Trata-se de um veículo de muita tradição e reconhecimento que se compromete a ser fonte de informação sobre tribunais e escritórios de advocacia do Brasil.

No site é possível encontrar notícias do Poder Judiciário, artigos de opinião assinados por profissionais renomados, entrevistas e colunas temáticas. 

De acordo com o próprio Conjur, o público mensal do site é de quase 10 milhões de leitores, sendo assim um dos maiores portais jurídicos do mundo.

Olhar Jurídico 

O site Olhar Jurídico tem foco na divulgação de notícias e artigos da esfera jurídica. O portal divide as publicações de acordo com as grandes áreas do Direito, como por exemplo Direito Ambiental, Financeiro ou Trabalhista. 

As atualizações são rápidas e confiáveis, com dezenas de novos conteúdos a cada dia. São compartilhados principalmente processos e determinações judiciais, consideradas relevantes, além de artigos de opinião e atualizações na legislação.

Como pontos fortes, destaca-se o alto volume de conteúdos e a velocidade de atualização.

Mega jurídico

Fundado em 2012, o Mega Jurídico é um site mais recente que os anteriores. Ele surgiu da página “Pérolas Jurídicas”, do Facebook, focada em conteúdo humorístico para advogados. Atualmente, o portal conta com conteúdos sérios em todas as áreas do Direito.

Colunas fixas, artigos, materiais de estudo, modelos de petição, notícias e até dicas de filmes relacionados à temática jurídica são os conteúdos disponíveis on-line no Mega Jurídico, tanto em formato técnico quanto em linguagem coloquial.

Profissionais e estudantes também podem colaborar, enviando textos de autoria própria.

Âmbito Jurídico

Também tradicional entre os sites jurídicos brasileiros, o Âmbito Jurídico é um portal focado nos profissionais de Direito, tendo assim linguagem mais específica e textos mais complexos. 

Nele é possível acompanhar a Revista Âmbito Jurídico, de publicação mensal, e também acessar artigos, que são divididos conforme a especialidade do Direito a que se referem. Estudantes e profissionais de Direito podem enviar artigos para publicação no site. 

Na seção de notícias são tratadas as temáticas mais diversas, tanto em relação às novidades de jurisprudência quanto aos textos explicativos sobre determinadas leis ou medidas judiciais.

Um dica extra

Algumas faculdades de Direito publicam artigos e trabalhos científicos de Direito de alunos e professores nos sites institucionais. É o caso da Escola Superior de Advocacia, o braço acadêmico da OAB.

No portal você encontra publicações de temáticas diversas, que propõem reflexões e análises de temas em evidência no Direito da atualidade. Já aqui, no blog, estão textos mais voltados para a gestão da carreira no Direito, tendências do mercado e breves análises legais.

Os sites indicados neste post são de amplo reconhecimento nacional, sendo relevantes pela expertise dos autores e pela experiência acumulada ao longo dos anos. Eles são aliados do profissional de Direito, que pode consultar novidades relevantes da área com facilidade e utilizá-las estrategicamente na carreira.

Gostou das nossas dicas? Comente aqui quais são os sites que você indicaria para profissionais e estudantes de Direito!



×