Dicas para otimizar o tempo no trabalho remoto

Afinal, como otimizar o tempo no trabalho remoto? O trabalho remoto surgiu no início da pandemia, e o que antes era uma necessidade, se tornou a forma de trabalho preferida de milhares de advogados, principalmente após a disposição da Lei 10.014/2020.

Segundo estudos, os níveis de produtividade trabalhando em casa podem ser iguais ou até superiores àqueles alcançados em um escritório ou empresa fora da residência.

Mas para conseguir esses resultados, é preciso criar uma rotina de trabalho, e a gestão do tempo muitas vezes se torna a vilã.

Confira abaixo algumas dicas.

1. Defina tarefas semanais

Se você está trabalhando remotamente é fundamental ter uma organização e separação das tarefas de trabalho e da casa.

Estabeleça um cronograma todos os dias ou no início da semana para determinar seu horário de trabalho, de almoço, reuniões e atendimento aos clientes.

Para os advogados com filhos pequenos, é importante reservar um tempo para os cuidados com as crianças e tarefas da casa.

Anotar em uma agenda ou utilizar post-it pode ser uma ótima opção de acompanhamento, mas para quem é fã de tecnologia, há várias opções de aplicativos excelentes no mercado, e o melhor, gratuitas como é o caso do Google Calendar.

Você também pode recorrer a ferramentas de organização de tarefas como Trello e Asana, podendo incluir também outros colaboradores do escritório, definindo as atividades de cada um, bem como prazos para relatórios ou horários reservados para reuniões.

2. Trabalhe em um ambiente adequado

Para criar um “clima de escritório” é preciso arrumar seu local de trabalho, nesse caso, trabalhar na cama ou sofá não é uma boa opção.

Não utilize locais de diversão ou relaxamento para o trabalho, é importante ter um espaço para se “desconectar” e outro selecionado exclusivamente para o teletrabalho.

Se não tiver um escritório em casa, escolha um cômodo mais silencioso, coloque uma mesa e cadeira para trabalhar, além dos itens que naturalmente você usaria em um escritório fora de casa.

Essas pequenas mudanças são imprescindíveis para criar uma conexão entre o espaço físico e sua mentalidade, fazendo uma associação de que realmente está em um local de trabalho.

3. Explore aplicativos de produtividade

Aproveite a ampla variedade de aplicativos desenvolvidos para ajudar a aumentar a produtividade e concentração (Evernote e Tomato-Timer são duas opções gratuitas).

Essa última opção tem como base a famosa técnica Pomodoro, utilizando períodos de atividade de trabalho ininterruptas (25 minutos) e pausas para descanso (5 minutos).

Esses aplicativos te ajudarão não só a acompanhar seus projetos, cumprir prazos e ser mais organizado, mas também a definir momentos para fazer uma pausa ou terminar o seu dia de trabalho.

Isso se torna essencial principalmente naquelas tardes em que você perde a noção do tempo e, de outra forma, continuaria trabalhando por mais algumas horas depois do horário definido para encerrar o expediente em casa.

Se você está procurando por aplicativos de lembretes para o descanso ou para ginástica laboral, o Stretchly é um aplicativo para celular que oferece um lembrete de tela e um cronômetro para ajudá-lo a se levantar, alongar e sair um pouco da sua mesa.

4. Use roupas de trabalho

Não coloque apenas um conjunto de moletom e chinelos todos os dias.

Isso pode não parecer uma dica de gerenciamento de tempo, mas tem muito a ver com criar uma rotina eficiente de Home Office.

Se levantar no mesmo horário todos os dias como se precisasse sair para trabalhar e usar roupas adequadas, ajuda a entrar em um estado de espírito para se concentrar em seus projetos de trabalho.

O que acontece é que quanto mais focado você conseguir ficar, melhor será a administração do seu tempo.

5. Não esqueça do tempo livre

Se você estivesse no escritório, longe de casa, faria pequenas pausas para beber água, buscar um café ou conversar sobre algo com seus colegas de trabalho.

Não evite esses momentos só porque está em casa, isso é extremamente importante para manter um alto grau produtividade e de saúde mental.

Programe intervalos em sua agenda, como faria para qualquer outra reunião de trabalho, mesmo que seja por 10 minutos de cada vez. 

Use seu tempo livre para dar uma caminhada rápida ou ter uma conversa descontraída com seus novos colegas de trabalho (também conhecidos como sua família e/ou animais de estimação).

6. Silencie as notificações

Você acha que as notificações das mídias sociais estão constantemente distraindo você?

Desative as notificações das redes sociais, ou faça logoff nas contas dos aplicativos, mantenha ativo somente aqueles essenciais para o seu trabalho, como Gmail e Whatsapp.

Não receber alertas das redes durante o horário de trabalho é ideal para evitar cair na tentação de dar aquela “olhadinha” na timeline, e acabar perdendo a noção do tempo.

Você também pode removê-los dos atalhos do seu navegador web ou barra de favoritos.

Também é uma boa ideia não deixar suas senhas salvas, para que não possa fazer o login automático em nenhuma página de mídia social.

7. Seja transparente no trabalho

Trabalhar em casa envolve desafios e interrupções não programadas: cães latindo, crianças gritando, campainhas e ligações inesperadas, tudo isso é perfeitamente normal e compreensível.

Você deve aprender a conciliar sua rotina de trabalho com as tarefas de casa e as necessidades da sua família, sem se sentir culpado ou envergonhado quando algo sai do seu controle.

Em alguns casos você irá perceber que se torna mais produtivo durante horários não comerciais, como antes das crianças acordarem ou depois da hora do jantar.

Esteja você tentando cumprir um cronograma definido ou adotando outras formas de organizar seu trabalho em casa, comunique-se abertamente com as pessoas que trabalham com você, para que sua disponibilidade e expectativas estejam alinhadas.

8. Estabeleça limites

O que mais acontece quando se trabalha em casa é confundir o tempo de trabalho com o pessoal, muitas vezes isso torna mais difícil encerrar definitivamente o dia de trabalho.

Faça o possível para ter equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, defina lembretes para encerrar seu dia de trabalho e para ter um tempo para si mesmo.

Desligue o computador e guarde-o em algum lugar longe de onde você está, para não ficar tentado a fazer login ou antecipar alguma demanda.

Algumas pessoas até desativam as notificações de aplicativos relacionados ao trabalho em seus smartphones no final do dia ou aos finais de semana.

Não esqueça de cuidar de você, física e mentalmente, reservando horários exclusivos para o lazer, para estar com a família e amigos.

É totalmente possível um advogado exercer o trabalho remoto, gerenciando virtualmente seu escritório e associados, basta fazer um bom planejamento.

E para quem busca esse tipo de oportunidade de emprego, o que faz a diferença na hora de uma contratação com esse benefício, é o grau de certificação do profissional, quanto mais especializado for o profissional, mais indispensável se torna para o escritório e assim terá maiores chances de conseguir trabalhar como advogado Home Office.

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