Pós-graduação: qual a diferença entre as modalidades EaD e Online?

Entender as particularidades de cada uma é essencial para escolher a opção que mais se adequa à sua necessidade

Pós-graduação: qual a diferença entre as modalidades EaD e Online?

Fazer um curso de pós-graduação não é importante apenas para valorizar o currículo do profissional, principalmente para aqueles que atuam com Direito. O curso de especialização permite aprofundar conhecimentos em um âmbito direcionado, ampliar o networking, conseguir uma remuneração melhor e até mesmo sair na frente para conquistar uma vaga em concurso.

Com a rotina cada vez mais corrida, muitas pessoas que querem investir na qualificação profissional têm optado por fazer pós-graduação à distância. De acordo com o levantamento de 2019 do Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), a modalidade teve um crescimento de 125% entre os anos de 2016 e 2018.

Com isso, um em cada três alunos matriculados em cursos de pós-graduação no Brasil já optam pelo ensino à distância. A tendência é que esse número cresça ainda mais com o passar dos anos devido ao avanço da tecnologia, praticidade e receptividade do mercado de trabalho.

No entanto, quem está em busca de atualização profissional ou quer aprimorar o currículo pode optar por duas modalidades de pós-graduação que não são presenciais: EaD ou Online (síncrono). Você sabe a diferença entre elas? Confira a seguir e descubra qual é a ideal para você:

EaD

A pós-graduação na modalidade EaD acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, com conteúdos programados e vídeos gravados pelos professores. Neste espaço o aluno também encontra atividades, materiais complementares e uma seção onde é possível tirar dúvidas com tutores. 

Neste modelo de aprendizado, o estudante pode assistir às aulas a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade. Como os conteúdos são gravados, a dinâmica é diferente e considera um método de auto instrução com apoio pedagógico.

Online

A modalidade de pós-graduação Online (síncrono) exige que professores e alunos estejam conectados ao mesmo tempo e ao vivo para interação. Funciona com a mesma dinâmica de um curso presencial, então o relacionamento com o professor e os colegas é mais próximo. Isso garante conteúdos e avaliações personalizados para você e a sua turma.

No entanto, apesar do modelo ser favorável para a construção de networking e ter um acompanhamento mais personalizado do professor, ele é menos flexível para quem possui uma vida agitada. Isso porque os alunos têm que estar disponíveis no momento da aula.

Como funcionam os cursos de pós-graduação da ESA?

A ESA oferece cursos de pós-graduação nas modalidades EaD e Online (ao vivo). Ambas contam com um Portal do Aluno, onde é possível tirar dúvidas com os professores e interagir com os colegas.

As aulas do curso Online (ao vivo) da ESA ficam gravadas e os alunos podem assistir quando quiserem. Assim, não é preciso se preocupar caso você perca alguma aula, pois será possível rever todo o conteúdo e continuar acompanhando a sua turma.

Com todas essas facilidades, qual é a melhor opção? A modalidade certa para você é aquela que mais se adequa ao seu estilo de aprendizagem e aos seus objetivos pessoais e profissionais com a especialização. Se estiver com dúvidas, você pode fazer um quiz exclusivo que a Pós da ESA preparou para auxiliar os estudantes!

Agora que você já sabe a diferença entre as modalidades EaD e Online, está na hora de escolher a sua pós-graduação. Acesse o site da ESA e confira nossos cursos de especialização!



×

Powered by WhatsApp Chat

×