Google para advogados: tudo o que você precisa saber!

Google para advogados: tudo o que você precisa saber!

Aprender um pouco mais do Google para advogados pode ser fundamental para alavancar sua carreira ou seu negócio. Com o avanço da internet e das redes sociais, tudo ao redor tem se tornado novo: novas formas de se relacionar, novas formas de trabalho e para os advogados, novas formas de captação de clientes.

No Brasil há cerca de 100 milhões de pesquisas jurídicas realizadas no Google, isso significa que mais do que nunca o advogado precisa investir em uma presença digital forte e bem-posicionada.

A melhor ferramenta para divulgação de serviços jurídicos é o Google, mas afinal, como utilizá-lo da maneira correta para ter bons resultados na advocacia?

É o que você irá aprender agora nesse artigo. Acompanhe!

Google para advogados: o primeiro passo

É importante frisar que para aparecer no Google, é essencial que o advogado invista em um site profissional. Mesmo que por relevância do assunto um cliente possa achar seu perfil nas redes sociais, é imprescindível ter um site com os termos de busca e palavras-chave que seu cliente utiliza para pesquisar no Google, só assim você conseguirá ter um bom posicionamento na plataforma e alcançará mais clientes!

Além disso, com um site você conseguirá receber visitas orgânicas (cliques no seu site sem precisar pagar anúncios) e tráfego localizado (alcançar pessoas na região ou cidade que seu escritório atende), servindo também para você expor um pouco sobre sua atuação, experiência e qualificação.

Lembre-se de tomar cuidado com a publicidade para não ferir o Código de Ética da OAB, pois advogados não podem “vender” diretamente seus serviços, mas pode-se utilizar o marketing de conteúdo para atrair e conquistar novos clientes.

Seo: o que é e sua importância

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa otimização para motores de busca.

É através das estratégias de SEO que você definirá o conteúdo a ser produzido, as palavras-chave a serem utilizadas e é também o SEO que ajudará a colocar seu site nas primeiras posições de pesquisa do Google!

Para trabalhar bem o SEO você deve conhecer o perfil do seu público-alvo, utilizando no seu site textos, imagens e descrições com palavras relevantes para seu público, da forma que eles comumente pesquisam.

Dessa maneira, o buscador do Google consegue “ler” as informações e direcioná-las para quem está pesquisando aquele assunto no momento.

Vale a pena investir em Marketing Jurídico?

Termos de busca e palavras-chave

Os termos de busca correspondem as frases que seus clientes procuram no Google, ou seja, quando alguém procura por advogado criminalista está utilizando um termo de pesquisa e a função do Google será rastrear milhões de sites e páginas web atrás daquele que oferece a melhor informação e conteúdo sobre o assunto buscado.

Cada termo de busca é formado por palavras-chave, que são as palavras que tem um alto volume de pesquisa ou buscas mensais, de acordo com um assunto ou tema.

Quanto mais palavras-chave forem utilizadas em uma busca, mais “afunilado” e específico ficam os resultados, daí a importância de fazer sua lista de palavras-chave de acordo com sua área de atuação.

Vale ressaltar que você deve ter em mente a forma como seus clientes escreveriam no Google para te procurar e não os termos formais ligados a sua profissão, por exemplo, é mais provável que seus clientes procurem por “quanto custa contratar um advogado” do que por “quanto custa os honorários de um advogado”, concorda?

Use o site Ubersuggest para pesquisar termos relacionados a advocacia e a sua área de atuação, depois empregue essas palavras e termos no conteúdo do seu site!

Algoritmo e ranqueamento

Algoritmo é uma inteligência, uma espécie de banco de dados que seleciona, classifica, direciona e avalia informações em ambientes virtuais.

Atualmente o algoritmo do Google é um dos mais avançados do mundo, achando a correspondência perfeita entre o assunto pesquisado e a resposta ideal em milésimos de segundos.

Essa inteligência é capaz de encontrar as palavras-chave no seu site e ainda o mostrar para um cliente em potencial de acordo com os termos que ele usou para pesquisar, sua localização e até por meio dos aplicativos e atividades que ele realizou on-line.

Quanto mais você investir em uma boa estratégia de SEO, melhor será a leitura do algoritmo e melhor será seu ranqueamento no Google.

O ranqueamento diz respeito a posição que você ocupa dentro do Google, e como ele está dividido em milhões de páginas, todo mundo “luta” para conseguir ficar ao menos na primeira!

O LinkedIn como ferramenta de posicionamento profissional para advogados.

Google ads (anúncios)

Hoje para alcançar não só a primeira página do Google, mas também ficar nas primeiras posições, é necessário ter uma estratégia de SEO definida e divulgar seu conteúdo.

Patrocinar links do seu site é um dos caminhos mais rápidos para ter resultados e atingir seus clientes.

O Google conta com o sistema de cobrança PPC (Pay Per Click) o que significa que você só paga pelo seu anúncio quando alguém clica no link que você resolveu anunciar.

Isso se torna um excelente investimento para advogados, visto que você terá visibilidade gratuita do seu escritório na internet, e pagará apenas por clientes realmente interessados.

Dentro da plataforma do Google Ads você poderá também estabelecer suas palavras-chave positivas (termos que seu cliente procura) e negativas (palavras que não correspondem ao serviço que você oferece).

Outra ferramenta interessante do Google é o analytics, que serve como um relatório e diagnostico do seu site, assim você consegue saber quais as páginas mais visitadas, quanto tempo seu cliente ficou no seu site e qual foi a interação dele, para que você possa otimizar sua estratégia de Marketing Jurídico.

Dicas finais:

Agora você já tem seu ponto de partida para começar a utilizar o Google de maneira mais assertiva, basta seguir essas dicas e se preparar para os resultados!

Lembre-se de que estar no Google é uma tarefa contínua, você deve sempre analisar os dados e alinhar suas estratégias, inclusive terceirizando a gestão dos seus anúncios e a produção de conteúdo do seu site.

Mantenha-se atualizado a frente das tendências da sua área da advocacia para sempre oferecer soluções e informações no seu site que possam ser de interesse dos seus clientes.

A ESA é uma instituição que forma profissionais completos e preparados para os desafios e exigências do mercado.

Estamos sempre atentos para as novidades do mundo jurídico e por isso oferecemos cursos de especialização com tópicos em empreendedorismo e marketing jurídico, assim você sai pronto para captar mais clientes na sua área!

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