posesa.com.br/pos-graduacao-oficial-oab/
 

Inteligência Emocional: saiba como desenvolver e destacar-se no mercado de trabalho

Inteligência Emocional: saiba como desenvolver e destacar-se no mercado de trabalho

Inteligência Emocional (IE) é uma das Soft Skills mais buscadas pelos profissionais na atualidade. Isso porque, para se ter sucesso na carreira, é preciso estudar, dedicar-se, ter responsabilidade, e muito mais! É necessário tomar decisões conscientes e não se entregar às emoções, principalmente as negativas.

É ter jogo de cintura, saber quando se posicionar e como, qual o tom de voz mais adequado e, sobretudo, avaliar a pertinência do dispêndio de energia para determinada situação-problema vivenciada e qual o resultado prático da ação de acordo com o seu objetivo.

Para que você entenda tudo isso, nesse artigo, vamos explicar o que é inteligência emocional e porque essa competência é importante para o crescimento profissional. Continue a leitura!

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é o que chamamos de habilidade de compreender e lidar com as próprias emoções. Envolve, também, a capacidade de interpretar as emoções de outras pessoas e ajustar seu comportamento ao comportamento delas.

Por meio do uso adequado da Inteligência Emocional, é possível aliar o lado racional e o lado emocional do cérebro. O que possibilita comportamentos e atitudes mais construtivas do ponto de vista social e psicológico. E, consequentemente, mais assertivos nas várias situações da vida. É utilizando a inteligência emocional que somos capazes de desenvolver relacionamentos saudáveis e tomar decisões conscientes, em detrimento de decisões impulsivas e, muitas vezes, impensadas.

Dessa forma, podemos dizer que a inteligência emocional é uma maneira de gerenciar as emoções em benefício próprio. Para isso, é necessário compreendê-las em profundidade e aprender a lidar com elas. Ou seja, praticar o autoconhecimento é fundamental para alcançar a IE.

Desenvolver Inteligência Emocional significa:

  • Lidar melhor com o estresse;
  • Ser um líder mais empático;
  • Ter maior capacidade de negociação e gerenciamento das diversas demandas;
  • Trabalhar melhor em grupo;
  • Superar conflitos com mais facilidade, de forma natural.

Como a inteligência emocional contribui na carreira?

Seja qual for a sua área de atuação, o mais comum é focar os esforços em habilidades técnicas e conhecimentos específicos da profissão – como o mercado sempre exigiu. 

Assim, o crescimento profissional, na maioria das vezes, é associado às Hard Skills, ou seja, aptidões técnicas como uso softwares, idiomas, ferramentas tecnológicas e similares. O ambiente corporativo costuma estar relacionado à racionalidade.

Entretanto, o mercado de trabalho também requer Soft Skills, sendo a inteligência emocional a mais importante delas. Soft Skills são as habilidades comportamentais, que se referem aos relacionamentos interpessoais. Elas são mais subjetivas e mais complexas, mas geram resultados relevantes a longo prazo e, ademais, fazem a diferenciação de candidatos em processos seletivos.

Pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida enxergam os próprios objetivos com mais clareza e tomam decisões mais embasadas, o que geralmente gera resultados melhores no trabalho. A IE pode contribuir até mesmo na sua gestão de tempo, uma vez que te ajuda a controlar a ansiedade e a lidar com as tarefas diárias de maneira mais organizada.

Com menos estresse e mais equilíbrio emocional, torna-se muito mais fácil não se entregar às pressões, desesperar-se com prazos e cobranças do trabalho ou ainda irritar-se com uma forma de tratamento mais ríspida que o habitual. Situações essas que são tão comuns na atualidade. Essa competência, inclusive, ajuda você na hora de aceitar um feedback negativo e, especialmente, faz com que você saiba lidar com os pontos levantados da melhor forma, com a mente aberta para as transformações necessárias.

É possível desenvolver Inteligência Emocional?

Embora nem todos tenham as Soft Skills mais buscadas por recrutadores no momento, a boa notícia é que elas podem ser desenvolvidas, sim! Tanto que há várias empresas que oferecem cursos, palestras e eventos para desenvolver essas habilidades.

4 formas de desenvolver sua inteligência emocional

Logo, o desenvolvimento da Inteligência Emocional é construído gradualmente. Implica conhecer melhor a si mesmo e ter empatia com as pessoas à sua volta. Ao ter comportamentos mais inteligentes emocionalmente, seu cérebro pode criar o hábito de refletir sobre as emoções de maneira prévia e administrá-las, com foco no seu objetivo. Aos poucos, torna-se mais fácil lidar com conflitos, frustrações e situações adversas.

Fato é que as emoções influenciam em todas as suas decisões. Contudo, as pessoas com inteligência emocional mais bem desenvolvidas são capazes de agir de forma consciente, sem deixar que as emoções tenham uma interferência negativa no trabalho e, também, na vida pessoal.

E agora, o que eu faço?

Diante deste cenário e objetivando oferecer o melhor conteúdo para todos os advogados do Brasil, a ESA preparou uma Open Class exclusiva, para tratar sobre o assunto e explanar sobre as melhores formas de aplicar a IE no mercado advocatício.

A Open Class será ministrada pela professora Renata Livramento, que é Founder & CEO do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva®. Ela possui 26 anos de experiência em Desenvolvimento Humano em amplos contextos. É Doutora e mestre em administração, especialista em Psicologia Clínica, e graduada em Psicologia e em Administração Embaixadora certificada do Capitalismo Consciente no Brasil, e collíder da Regional Minas Gerais. Renata é, também, Professora e Coach convidada da Fundação Dom Cabral, além de ser Cocriadora de Games em Psicologia Positiva, autora de livros de Psicologia e Psicologia Positiva. Para completar a vasta experiência ela é Idealizadora dos Programas Felicidade em Ação® e Doe Sentimentos Positivos®.

O evento acontece no dia 27/09, às 19h. E, para participar, é importante que você se inscreva aqui e garanta a sua vaga.

Portanto, este pode ser o seu primeiro passo e sua chance de ouro para aprender sobre Inteligência Emocional e as aplicações práticas dessas Soft Skill queridinha do momento.



×