O LinkedIn como ferramenta de posicionamento profissional para advogados

Cerca de 35 milhões de brasileiros estão presentes no LinkedIn, a rede social corporativa mais utilizada no mundo. Trata-se de uma rede focada em contatos profissionais, na qual estão presentes desde os CEOs de grandes empresas até estagiários em início de carreira. 

Para profissionais liberais, como os advogados, ela pode ser uma fonte de reconhecimento e de novos clientes. Para isso, é preciso utilizar o LinkedIn como uma ferramenta de posicionamento, ou seja, por meio dela, mostrar sua expertise e colocar-se como uma autoridade no Direito.

Nesse post, vamos mostrar como utilizar o LinkedIn pode contribuir na sua estratégia de marketing e gerar confiança para seu escritório de advocacia. Saiba mais!

Inbound marketing jurídico

Inbound marketing é um tipo de divulgação indireta, por meio da qual a marca demonstra as competências utilizando-se de conteúdos como posts, vídeos, e-books e newsletters, por exemplo. O objetivo é fazer com que a empresa tenha credibilidade e seja reconhecida, gerando aproximação com o público.

No LinkedIn é possível se posicionar como uma autoridade jurídica utilizando o Inbound Marketing em publicações recorrentes na plataforma. O advogado que adotar essa estratégia deve gerar conteúdos interessantes e úteis, dentro da área de conhecimento, e de forma constante. O posicionamento que adotar deve refletir as competências que ele possui e estar de acordo com o público-alvo.

Conquistando admiradores

Ao posicionar-se como um profissional de alto nível no LinkedIn, o Inbound Marketing Jurídico possibilita que você conquiste admiradores, pessoas que reconhecem seu conhecimento e sua experiência e por isso contratam ou indicam o seu trabalho. 

Para conquistá-los, o primeiro passo é produzir conteúdo e o segundo é interagir. Por isso, responda os comentários, proponha reflexões e estimule o contato, é isso que gera engajamento nas mídias sociais. Além disso, quando os seguidores compartilham seu conteúdo, aumentam o público impactado e contribuem para seu crescimento on-line. 

A frequência é o segredo do sucesso nas redes sociais, inclusive no LinkedIn. Quem passa muito tempo sem posts é esquecido ou perde a relevância para os seguidores. Para consolidar um posicionamento on-line, é necessário ter organização e disciplina para postar com consistência, caso contrário, toda a sua estratégia de marketing jurídico vai por água abaixo. 

Networking

Como você já sabe, o LinkedIn é uma rede social corporativa. Assim, seu papel principal é o de gerar networking qualificado. Ao promover seu trabalho ou seu escritório de advocacia, não se esqueça de criar também conteúdo para outros advogados e, assim, gerar uma boa reputação no meio jurídico e ainda fortalecer sua rede de contatos.

A partir do LinkedIn, é possível encontrar parcerias para negócios, indicações e oportunidades para participar de eventos. Tudo isso contribui para o seu posicionamento como uma autoridade dentro de determinada área de atuação. Pense em outras possibilidades para além de conquistar clientes: um advogado de sucesso também é reconhecido pelos colegas de profissão.

Essa mídia social também pode ser utilizada para compartilhar conteúdos produzidos em parceria com outros profissionais, no formato de texto, vídeo, podcast ou até entrevistas. O co-branding gera uma audiência maior e costuma produzir bons resultados para ambos os lados. 

A importância de manter um perfil organizado no LinkedIn

Ao receber uma mensagem ou consumir um conteúdo que você produziu, é natural que as pessoas acessem o seu perfil para conhecer sua trajetória ou entender qual é a credibilidade do seu trabalho. Muitas vezes, você será avaliado a partir do que apresenta no perfil.

Para o inbound marketing, o perfil funciona como uma vitrine, ou uma amostra do seu posicionamento e habilidades. Ele precisa ser interessante e bem cuidado para despertar interesse. Um perfil sem conteúdo ou muito desatualizado trabalha contra você. Se não corresponde ao que você apresenta nos posts, ele quebra a confiança do leitor.

Outra questão relevante é que muitas pessoas realizam pesquisas no Google antes de contratar um advogado. Ao manter um perfil atualizado, sua chance de conquistar esse tipo de cliente é muito maior, já que o LinkedIn é uma referência de peso para quem pesquisa seu nome on-line.

Para consolidar seu posicionamento como profissional qualificado, o LinkedIn é a ferramenta ideal. Ele é focado no mundo corporativo, de forma que os usuários estão dispostos a consumir um conteúdo mais técnico e especializado. Outra vantagem é o networking, que permite criar parcerias e oportunidades de negócios.

Para você, qual é o papel do LinkedIn em uma carreira de advogado? Compartilhe esse post com a sua opinião!



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