O que é pós-graduação online e quais os benefícios?

O que é pós-graduação online e quais os benefícios?

Os cursos de pós-graduação online se popularizaram na pandemia, mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse método de ensino à distância.

Como qualquer outro método de aprendizado, o curso online tem pontos positivos e negativos, e conhecê-los é essencial para decidir qual é o melhor formato para você fazer sua especialização na advocacia.

Confira agora o que é pós-graduação online e quais os benefícios de estudar por essa modalidade, vamos lá?

· O que é pós-graduação online?
· Quais as vantagens do curso online?

1 – Material inovador e mais eficiente;
2 – Flexibilidade;
3 – Economia;
4 – Networking.

· Quais as desvantagens do curso online?

1 – Problemas com a tecnologia;
2 – Isolamento social.

· Por que fazer uma pós-graduação online?
· Como escolher seu curso online?

O que é curso online?

A pandemia do COVID-19 desencadeou novas formas de aprendizagem. O novo normal abrange também as novas modalidades de aprendizado online. Hoje, o aprendizado digital surgiu como um recurso necessário para milhares de estudantes, seja pela segurança que proporciona, seja pela comodidade do acesso.

Quando se trata de cursos relacionados a advocacia, muitos profissionais ainda confundem o conceito de EAD (Educação à distância) com os dos cursos online, que apesar de ambos estarem inseridos em um ambiente virtual, possuem diferenças marcantes.

A principal diferença é que nos cursos EAD, o aprendizado é compartilhado em formato de vídeo aulas gravadas, com material de apoio para consulta, ou seja, as aulas não são síncronas.

Já nos cursos online, o conteúdo é transmitido por meio das aulas online, proporcionando um ensino síncrono, ou seja, as aulas acontecem ao vivo, em tempo real, e o aluno tem a possibilidade de interagir com professores e colegas como se estivesse presencialmente em uma sala.

Leia também: Redução de contrato na pandemia: o que você precisa saber.

Quais as vantagens do curso online?

Para os operadores do Direito, esse modelo de aprendizagem pode oferecer diversas vantagens, confira:

1. Material inovador e mais eficiente

Um curso online apresenta várias ferramentas que não são tão comuns no modelo presencial, como o uso de vídeos, slides, PDF’s, podcasts, e-books etc.

Contar com toda essa variedade de material de apoio garante mais facilidade para compreender assuntos densos do Direito, bem como proporciona um ensino mais adaptável, já que cada pessoa tem sua forma e ritmo para aprender.

Além do mais, os professores podem usar todas essas ferramentas como parte de seus planos de aula, já que incluir os recursos online, além dos livros didáticos tradicionais, torna as aulas mais completas e eficientes.

2. Flexibilidade

Outra vantagem do curso de pós-graduação online é que ele permite que os alunos tenham a liberdade geográfica para assistirem às aulas online de qualquer lugar, proporcionando mais conforto e tranquilidade no momento do estudo.

Além disso, contrariamente ao modelo presencial, uma especialização online pode ter um número muito maior de alunos por turma, sem que isso prejudique a didática do professor ou a capacidade de aprendizagem e concentração do aluno.

Essa flexibilidade se reflete também no próprio momento da aula, já que pode haver interação com os colegas, atividades em tempo real e ainda fica assegurado as gravações das aulas online para consultas futuras.

3. Economia

Outra vantagem do aprendizado online é a redução dos custos financeiros. Um curso de pós-graduação online é muito mais acessível em comparação com a aprendizagem presencial.

Isso ocorre porque o aprendizado online elimina os custos para os alunos, como transporte, alimentação e até material de ensino, já que estes são fornecidos na própria plataforma das aulas online.

Esse modelo também gera redução dos custos até mesmo para a própria instituição de ensino, já que não há necessidade de arcar com aluguel de imóveis e materiais de escritório, além de exigir um número inferior de funcionários.

Dessa forma, a especialização online garante mais acessibilidade, ao mesmo tempo em que gera mais economia para todos.

4. Networking

Não importa se é um advogado recém-formado ou experiente, os benefícios de ter uma rede de contatos ativa servem para todos. Na especialização online da ESA você aprende com professores renomados e ainda faz networking de alto nível!

Isso ocorre porque você estará em um espaço virtual de interação contínua, com contato direto com seus professores, colegas de turmas e outros advogados experientes e renomados de todo Brasil.

É uma oportunidade excelente para tirar suas dúvidas, conseguir parcerias e até oportunidades de empregos nos melhores escritórios de advocacia!

Você pode gostar: Produtividade e advocacia: 6 dicas estratégicas para 2022

Quais as desvantagens do curso online?

Agora eu você já conferiu os pontos positivos de se especializar com um curso online, precisa saber de 2 pontos negativos desse modelo de ensino, mas a boa notícia é que todos eles têm solução! Veja:

1- Problemas com a tecnologia

Um grande desafio para assistir as aulas online do seu curso pode ser a sua conectividade com a internet, podendo ocorrer pequenos “congelamentos” e quedas de sinal.

Esse problema é mais comum em cidades pequenas ou do interior, onde o sinal é mais instável, mas para advogados que já estejam habituados a utilizarem a internet para o trabalho de rotina, não terão nenhum problema para assistirem as aulas em um curso online.

2- Isolamento social

Os alunos podem aprender muito estando na companhia de seus colegas. No entanto, em uma aula online, não há interações físicas entre alunos e professores. Isso muitas vezes resulta em uma sensação de isolamento para os alunos.

É justamente por isso que o curso online da ESA permite interações reais entre alunos, professores e outros advogados, aumentando o sentimento de pertencimento.

Curso em alta: Pós-graduação em Direito, inovação e tecnologia.

Por que fazer uma pós-graduação online?

Nesse ponto, você já entendeu quais as principais vantagens de fazer um curso online, mas para não restar mais dúvidas, separamos alguns motivos para você escolher essa modalidade.

A pós-graduação online ESA é reconhecida pelo MEC e tem o mesmo prestígio no mercado de trabalho que um curso presencial, isso significa que você pode turbinar o seu currículo estudando no conforto da sua casa.

Além do mais, essa modalidade é ideal para quem já trabalha, pois é mais cômoda para conciliar com outros horários da sua rotina.

Como escolher seu curso online?

Agora que já descobriu tudo que precisa saber para iniciar uma especialização em direito online, basta escolher qual ramo da advocacia quer se aprofundar.

Na ESA você encontra cursos online com foco na advocacia prática e contemporânea, 100% voltadas para te preparar para a atuação no dia a dia.

Para escolher o melhor curso para você, leve em consideração áreas que você já tenha afinidade, ou que estejam em ascensão no mundo jurídico.

Veja também: Qual especialização em Direito mais combina com você?

Conclusão

Curso online é um modelo de aprendizado mais flexível e econômico, que apresenta aulas ao vivo, com dinâmicas em tempo real entre alunos e professores.

Não perca mais tempo e se especialize em uma área da advocacia com os cursos online da ESA!

Clique aqui para conhecer nossos cursos!



×