fbpx
 

6 livros de Direito do Trabalho para se aprofundar no assunto

6 livros de Direito do Trabalho para se aprofundar no assunto

Ter os principais livros de Direito do Trabalho para consultar quando necessário é fundamental para a atividade do advogado. Afinal, não conseguimos deter todos os conhecimentos e todos os pormenores da legislação na memória.

Então, que tal conferir as principais obras de Direito do Trabalho disponíveis no mercado?

1. Curso de Direito do Trabalho – Maurício Godinho Delgado

Uma das obras mais completas da atualidade, o livro Curso de Direito do Trabalho do Ministro do TST Maurício Godinho Delgado resgata a história do Direito do Trabalho e sua evolução até os dias atuais.

Trata-se de um estudo aprofundado, que se inicia com os fundamentos do Direito do Trabalho e avança gradativamente o cenário atual, marcado pela reforma trabalhista.

2. A Reforma Trabalhista no Brasil: com os comentários à Lei 13467/2017 – Maurício Godinho Delgado e Gabriela Neves Delgado

Entre os melhores livros sobre a Reforma Trabalhista, podemos citar a obra encabeçada por Maurício Godinho Delgado e Gabriela Neves Delgado (atual coordenadora da nossa pós-graduação em Advocacia Trabalhista e Previdenciária), que aborda uma análise crítica sobre os impactos da Reforma Trabalhista no ordenamento justrabalhista brasileiro.

Trata-se de uma excelente fonte de consulta para quem deseja se atualizar em relação às mudanças promovidas pela reforma trabalhista. 

3. Direito do Trabalho: curso e discurso – Augusto César Leite de Carvalho

Investigar a harmonia entre os preceitos contidos na CLT pós reforma trabalhista e as normas regentes dos direitos humanos ou fundamentais passa a ser um desafio maior para advogados trabalhistas. Assim, a obra Direito do Trabalho: curso e discurso, do Ministro do TST Augusto César Leite de Carvalho, permite a atualização e análise crítica sobre as novas modalidades de contratação da força de trabalho no atual cenário das relações trabalhistas.

Trata-se de uma obra fundamental para o advogado trabalhista que pretende se atualizar e aprofundar seus conhecimentos em torno das novas perspectivas que circundam o Direito do Trabalho.

4. Direito Processual do Trabalho – Cléber Lúcio de Almeida

Livro imprescindível para advogados atuantes na Justiça do Trabalho, o Direito Processual do Trabalho traz orientações em torno do processo do trabalho, conforme as mudanças promovidas pela reforma trabalhista de 2017.

A obra traz, ainda, conteúdo doutrinário e jurisprudencial atualizado, com base no posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho.

5. Relações Coletivas de Trabalho: Configurações Institucionais no Brasil Contemporâneo – Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva

Trata-se de uma obra ímpar de grande valor para advogados, dirigentes e assessores sindicais, notadamente no momento atual em que a Reforma Trabalhista estabeleceu profundas mudanças nas relações coletivas de trabalho, pois a autora analisa as relações coletivas de trabalho no Brasil a partir dos princípios definidos pela Constituição de 1988 e das concepções de liberdade sindical e autonomia coletiva.

6. Reforma Previdenciária – Gustavo Filipe Barbosa Garcia

Esta obra tem como objetivo a análise dos principais aspectos relativos à Emenda Constitucional 103/2019, que altera o sistema de Previdência Social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. São estudados os requisitos que passam a ser exigidos para os benefícios previdenciários, fazendo-se referência às diferentes formas de custeio da Seguridade Social e às modificações ocorridas a respeito.

É, portanto, uma obra fundamental para que o advogado possa compreender com exatidão todas as peculiaridades da reforma previdenciária.

Gostou das nossas indicações e quer se aprofundar no Direito do Trabalho? Não deixe de conhecer a pós-graduação em Advocacia Trabalhista e Previdenciária da ESA!



×