Qual a diferença entre curso online e EAD?

Qual a diferença entre curso online e EAD?

Já se perguntou: qual a diferença entre curso online e EAD?
Conseguir entender o que significa EAD, aula online, ensino à distância, ensino remoto e tantas outras nomenclaturas advindas do século atual, pode ser considerado um grande desafio para inúmeros estudantes confusos sobre os diversificados sistemas de ensino.

Porém, torna-se imprescindível o esclarecimento de tais termos, uma vez que os modelos de ensino via computador e celular foram amplamente acolhidos no meio acadêmico, principalmente pelos estudantes que querem mais comodidade.

A educação mundial está sendo transformada pela tecnologia, portanto, a tendência é de atualizações constantes, por isso, se você tem dúvidas sobre qual a diferença entre curso online e EAD, fique por aqui para saber qual é o modelo que melhor se encaixa para você!

1 – O que é curso online?
1.1- Vantagens;
1.2- Desvantagens;

2 – O que é EAD?
2.1- Vantagens;
2.2- Desvantagens;

3 – Como escolher uma modalidade de ensino?

4 – Qual o benefício de se especializar online?

1-   O que é curso online?

O curso online é um modelo de aprendizado ao vivo, ou seja, isso quer dizer que o professor irá conduzir o sistema de aprendizado em tempo real. Basicamente, esse método de ensino é bem parecido com o modelo presencial, visto que todos os alunos estarão inseridos em uma sala virtual, interagindo com o professor e outros estudantes.

De todo modo, o curso online é um sistema de ensino à distância onde o aluno deve comparecer às aulas na data e horário previamente marcados pela instituição onde está matriculado, posto que o processo de ensino é realizado de forma síncrona, ou seja, de forma simultânea.

Atualmente, há diversos formatos de aula online, como por exemplo o sistema de videoconferências realizados por meio de plataformas como o Google Meet e o zoom, como também há o modelo de transmissões ao vivo. O aluno que está matriculado em uma instituição realizando cursos, graduações e pós-graduações, possivelmente fará parte de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em algum momento.

Leia também: Crimes digitais: leis aplicáveis.

1.1 – Vantagens

Os cursos online são capazes de abrangerem inúmeros benefícios, tais como estar inserido em um método de aprendizagem onde a comunicação e a resolução de dúvidas são feitas simultaneamente, em outras palavras, a comunicação direta com os docentes e outros alunos, proporciona mais resultados ao processo de aprendizado.

Vale lembrar que os cursos online têm o condão de diminuir o sentimento de isolamento, uma vez que as interações são feitas ao vivo e o professor que irá conduzir a aula online poderá mensurar o quanto a sua metodologia está trazendo resultados para os presentes no ambiente virtual.

Outra vantagem é poder realizar o famoso “networking”, onde os alunos podem criar uma rede de apoio e contatos para trocarem conhecimentos e experiências profissionais.

1.2 – Desvantagens

Embora esse modelo seja bastante flexível e acessível por ser uma modalidade de ensino remoto, há algumas observações a se fazer em relação as aulas online.

Como você viu anteriormente, o aluno deve estar presente na data e hora marcada para as aulas, tal como aconteceria no modelo presencial. Isso pode ser um pouco complicado para quem tem pouco tempo para estudar ou possui uma rotina muito atarefada.

Além disso, para assistir as aulas o aluno precisa ter itens específicos como um computador ou celular com rede de internet, já que os modelos de aula ao vivo são transmitidos em tempo real por plataformas virtuais na web.

Via de regra, essas desvantagens são facilmente solucionadas, e as vantagens do modelo de cursos online com certeza superam os pontos negativos.

Curso em alta: Direito, Inovação e Tecnologia.

2 – O que é EAD?

EAD é um termo que se tornou popular mesmo antes da pandemia, sendo reconhecido como o primeiro passo para um sistema de ensino mais moderno e flexível.

É um modelo de aprendizado individualizado em que o aluno tem o controle sobre quando estudar, quanto tempo quer estudar e o ritmo de estudo. Este modelo de aprendizagem permite uma comunicação unidirecional em que a aprendizagem é assíncrona, ou seja, não há interação em tempo real com os professores.

Por ser uma modalidade de ensino com aulas gravadas, pode ser uma boa escolha para quem precisa de horários mais flexíveis para estudar.

2.1 – Vantagens

Para que este modelo seja eficaz, os alunos devem estar altamente focados para tirarem o máximo proveito do conteúdo disponibilizado nas aulas gravadas e no material de apoio.

Uma vantagem desse modelo de estudo é que não há um horário específico para assistir as aulas, sendo uma opção mais viável para quem tem problemas frequentes com a conectividade da internet ou uma rotina de trabalho elevada.

2.2 – Desvantagens

Por ser um modelo de ensino passivo, onde o aluno assiste as aulas gravadas sem interação com os professores e outros alunos, o sentimento de pertencimento pode se tornar enfraquecido.

Além disso, nessa modalidade não há a possibilidade de fazer perguntas ou discutir temas em aula, já que todo o conteúdo do curso já está pré-definido e gravado.

Nesse caso, essa modalidade pode não agradar todos os tipos de estudantes, já que a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real e interagir com colegas é muitas vezes fundamental para complementar a assimilação do conteúdo.

Você pode gostar: Medo de advogar: e agora?

 

3 – Como escolher uma modalidade de ensino?

A modalidade de ensino ideal para você depende exclusivamente da sua personalidade, bem como da sua rotina, você deve levar em consideração quanto tempo terá disponível para estudar.

Opte pelo modelo online se você gosta de interagir ou tirar suas dúvidas direto com os professores, e lembre-se de que esse formato é melhor para pessoas que tem mais tempo para estudar em horários determinados.

Já para quem faz a linha “autodidata” ou é mais funcional em horários incomuns, deve escolher o modelo EAD com aulas gravadas e material de apoio, pois assim poderá estudar no seu tempo disponível.

Vale lembrar que a modalidade de ensino a distância e os cursos online da ESA possuem certificação iguais às do modelo de ensino presencial, sendo reconhecidos pelo MEC e tendo o mesmo “peso” no seu currículo.

Veja também: Advogado do futuro: confira as áreas em expansão!

4 – Qual o benefício de se especializar online?

Um dos fatores que pode te incentivar a optar pelo ensino no formato virtual é a economia com custos fixos de transporte, alimentação e material para estudo, já que em um sistema digital não há a necessidade de arcar com esses itens.

Todo material de apoio é fornecido pela própria instituição, dessa forma os alunos têm muito mais vantagens que no sistema presencial.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre EAD e cursos online, pode iniciar sua especialização e se tornar um profissional disputado pelo mercado!

Conheça nossas opções de cursos EAD e Online com professores renomados e foco total na advocacia prática.

Clique aqui para escolher o seu!



×