posesa.com.br/pos-graduacao-oficial-oab/
 

Vale a pena investir em marketing jurídico?

Conquistar clientes, divulgar o trabalho e ter uma imagem institucional sólida são algumas das vantagens de se investir em marketing jurídico. Mas, será que realmente funciona?

Nesse post vamos mostrar como funcionam algumas estratégias de marketing digital para advogados, para que você avalie se vale a pena. Confira:

Seja visto pelo Google

Antes de contratar qualquer serviço, muitas pessoas fazem pesquisas on-line. Até mesmo quando recebem uma indicação, elas vão até o Google para buscar outras referências e avaliações.

O problema é que buscar por produtos e serviços on-line é muito fácil, mas ser encontrado pelos mecanismos de busca requer esforço por parte das empresas. Assim, muitos advogados perdem clientes pela falta de presença digital.

A partir de uma estratégia de marketing de conteúdo para advogados bem definida, é possível fazer com que o site do seu escritório de advocacia apareça na primeira página do Google. 

Após ser encontrado, cabe a você convencer aquele usuário de internet de que seus serviços são de qualidade, utilizando o conteúdo do site. Ou seja, ser encontrado é uma oportunidade de conquistar clientes!

Fortaleça sua imagem

Mais que ser visto, o marketing jurídico é uma forma de ganhar reconhecimento e construir reputação no mercado. Portanto, utilize o site do seu escritório de advocacia e também as redes sociais para compartilhar conteúdos relacionados à sua área de atuação e mostrar que tem muito conhecimento e o que oferecer!

Planeje posts que sejam úteis para o público-alvo e, ao mesmo tempo, demonstrem sua expertise na profissão. O objetivo é mostrar domínio em determinada área de atuação, para que o leitor ou espectador adquira confiança no seu trabalho mesmo sem conhecê-lo. É assim que a imagem institucional é construída no ambiente digital.

Atente-se apenas para a linguagem na hora de escrever os posts, o juridiquês pode afastar mais que atrair novos clientes.

Concorra com empresas maiores

Ao fundar um escritório de advocacia, espera-se que os clientes sejam pequenos e que, aos poucos, o negócio cresça, para então atender clientes de peso. Com investimento em marketing jurídico, você pode acelerar esse processo e disputar clientes com escritórios renomados, ainda que seja iniciante.

Isso só é possível porque na internet, todos têm as mesmas oportunidades de criar conteúdo, engajar o público e anunciar. Com criatividade e foco no público-alvo, é possível chamar a atenção e mostrar competência sem gastar muito. 

Fidelize seus clientes

Dentre as grandes vantagens de usar as redes sociais, uma delas é o contato direto entre empresas e clientes. Ao ter contato frequente com o seu escritório de advocacia, ainda que no meio virtual, o cliente se aproxima da empresa e adquire, cada vez mais, segurança em seu trabalho. Manter esse contato é o segredo para não ser esquecido ou trocado pelo concorrente.

Entretanto, para fidelizar é necessário ter uma boa curadoria de conteúdo, ou seja, conhecer o perfil do cliente e postar sobre questões que são realmente relevantes para ele. 

Investir em marketing jurídico significa muitas oportunidades e custos baixos. Outra vantagem é que a maior parte das estratégias de marketing digital para advogados geram resultados durante longos períodos, ao contrário do que acontece no marketing tradicional.

Mas é importante ficar atento às limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina para o uso do marketing jurídico.

Recentemente a questão foi calorosamente debatida pelos conselheiros da OAB, tendo sido permitido o uso do marketing por advogados, mas essa liberação não é ampla e irrestrita como nos demais serviços. Ainda haverá mais debates para a construção de um regramento claro para a advocacia.

De forma geral, o uso da publicidade profissional poder ser feita nos meios digitais pelo(a) advogado(a) mas, cuidado, ela deve ser sóbria, discreta e informativa.

Tem dúvidas sobre marketing jurídico? Escreva nos comentários!



×