A vez delas: advogadas em cargos de liderança!

A vez delas: advogadas em cargos de liderança!

Faça uma pesquisa casual no Google sobre “mulheres em cargos jurídicos” ou advogadas e você encontrará muitas notícias sobre machismo, assédio e desrespeito dentro da profissão. Com análises, estatísticas e estereótipos tão desanimadores, é difícil imaginar por que uma mulher desejaria ingressar na advocacia.

No entanto, felizmente para as mulheres, o pêndulo está oscilando em direção à mudança. Essa mudança já ocorre na prática nas salas das universidades de Direito, nos cursos de especializações e até no número de inscritos na OAB.

Nesse artigo você verá o que muda no cenário jurídico quando “elas” estão no comando!

1. Trabalho mais valorizado

Um dos melhores aspectos das advogadas é a satisfação e a recompensa que vêm do próprio trabalho substantivo. Em todas as disciplinas e setores, a prática do direito é desafiadora.

Os advogados são um componente essencial dos assuntos mais importantes em tudo, desde negócios até o governo e o setor sem fins lucrativos.

O processo de análise envolvido no exame de uma questão legal e na avaliação de uma estrutura de leis e regulamentos em constante mudança é mentalmente estimulante e pessoalmente gratificante, e as mulheres têm ganhado destaque por um trabalho mais cooperativo e com foco em resultados.

2. Rede de apoio às mulheres

O crescente apoio às mulheres na profissão jurídica é um aspecto cada vez mais benéfico. Com uma consciência cada vez maior dos benefícios da diversidade na prática, muitas empresas, têm apostado em iniciativas de diversidade, colocando esse princípio em vigor não apenas na hora da contratação, mas também para o apoio ao desenvolvimento profissional e para locais de trabalho que permitem objetivos de carreira e estruturas familiares diferentes.

Os escritórios de advocacia estão mais conscientes dos resultados que podem alcançar ao investirem em uma força de trabalho mais diversificada.

A uniformidade em um grupo pode levar a desatualização na análise e nos resultados, enquanto a construção de um local de trabalho diversificado (em quaisquer categorias que isso acarrete), com exposição a pessoas com origens, experiências e perspectivas diferentes, pode resultar em mudança e progresso. Essa pode muito bem ser a nova vantagem competitiva na prática do direito.

Isso significa que, além de maiores oportunidades para as mulheres na profissão jurídica, também é possível observar uma redução nas pressões para trabalhar ou se comportar da mesma forma que os homens.

De outra perspectiva positiva, muitas dessas iniciativas estão sendo promovidas não apenas por mulheres advogadas, mas também pelos homens, que têm apoiado mulheres que entram e crescem na profissão. Esse apoio crítico tem impulsionado os esforços e os sucessos das determinadas e dedicadas advogadas que trabalharam por anos para ter uma voz igual na sala da diretoria e no tribunal.

3. Sororidade feminina

Além do aumento geral do apoio às mulheres na profissão, também é importante destacar a amizade e camaradagem entre as advogadas.

Mesmo dentro de uma prática de contencioso, pode-se encontrar advogadas oferecendo conselhos de carreira ou encorajamento amigável em uma situação de deslize ou despreparo.

Você também encontra com facilidade advogadas com mais experiência compartilhando seus conhecimentos com as iniciantes, por meio workshops, lives e cursos sobre desenvolvimento e gestão de carreira.

Gerações anteriores de mulheres na advocacia ajudaram a pavimentar o caminho e quebrar as barreiras para novas advogadas, e agora, desde as bem estabelecidas às recém-formadas.

Veja também: 8 cursos de pós-graduação mais procurados no direito

4. trabalho flexível

Um diploma profissional fornece opções de quando e como trabalhar.  Embora alguns aspectos do litígio ainda ocorram em um escritório ou sala de tribunal, a grande maioria das atividades diárias de um advogado pode ser feita em qualquer lugar. Isso significa a liberdade de estruturar o trabalho em torno das outras coisas que constituem aspectos importantes da vida.

Com a pandemia, muitos homens e mulheres na área jurídica ajustaram sua rotina de trabalho para o modelo remoto, e essa flexibilidade se tornou realmente uma regra e não a exceção.

Para as advogadas, principalmente aquelas com filhos, essa liberdade representa um avanço empoderador, podendo conciliar a maternidade com a construção de uma carreira de sucesso.

Leia mais: Dicas para otimizar o tempo no Home Office

5. Remuneração diferenciada

Embora advogadas associadas normalmente ganhem bons salários, para aquelas motivadas a trabalhar duro e empreender na área jurídica, não há limites máximos para o potencial de renda.

Isso não é algo que pode ser dito sobre um trabalho corporativo típico com uma estrutura salarial fixa. O fato de um diploma de direito garantir um bom poder aquisitivo também pode beneficiar aquelas que preferem optar por uma carreira menos intensa, porque as advogadas podem ganhar mais pelas horas de trabalho do que profissionais de outras áreas.

A grande vantagem para as advogadas é que mulheres tendem a buscar mais qualificações, isso garante profissionais altamente competentes e valorizadas pelo mercado de trabalho!

O resultado disso será salário mais altos, destaque na carreira e diversos benefícios que os escritórios estão dispostos a oferecer.

Por isso tem se tornado cada vez mais comum encontrar advogadas em cargos de liderança tanto em escritórios tradicionalmente masculinos, mas também formando parcerias e constituindo seus próprios escritórios com presença e visão 100% feminina.

O que se pode perceber com as mudanças sociais e as crescentes aquisições de direitos das mulheres é que elas não estão mais “buscando” um espaço, estão em um movimento que ressignifica o conceito do que é uma advocacia de qualidade, que visa não só o potencial financeiro ou lucrativo de um escritório, mas também prioriza um atendimento humanizado e resultados consistentes na carreira.

Se você também quer ser uma advogada de sucesso e liderar seu escritório ou ser reconhecida onde trabalha, precisa buscar uma especialização que te dê toda a base para atuar de forma prática!

Aqui na ESA você encontra diversos cursos livres e especializações com foco no futuro e disciplinas que te preparam para empreender e se destacar no mercado de trabalho!

Clique aqui e confira!



×