Jovem adulta iniciando a carreira jurídica

Carreira Jurídica: veja as possibilidades e qual caminho seguir

Pessoas iniciando na carreira jurídica

A carreira jurídica pode seguir diferentes caminhos. Há tanto oportunidades no setor público como na advocacia privada.

No entanto, devido à forte concorrência, os objetivos profissionais exigem uma capacitação adequada. É preciso definir um caminho e ter foco, usando a educação jurídica para subir os degraus dessa jornada.

Neste conteúdo, apresentamos um quadro geral da carreira. Explore as diversas oportunidades e entenda como se preparar!

O que é carreira jurídica

A carreira jurídica é o conjunto de atividades relacionadas à graduação em Direito. Tais posições podem estar no setor público ou no setor privado, com diferentes vias de acesso e requisitos profissionais.

A importância de saber qual carreira seguir

Os profissionais de hoje enfrentam um cenário de forte concorrência. Há mais de 1 milhão de advogados no mercado, e quem deseja crescer precisa manter uma rotina de capacitação contínua.

Seguir a carreira jurídica está associado a acompanhar a constante evolução e mudança. Por isso, o investimento de tempo e esforço em educação é necessário.

Esse conceito de aprender durante toda a vida é chamado de lifelong learning. O aprendizado não para na faculdade, mas acompanha cada passo na carreira jurídica.

As diferentes carreiras jurídicas

As carreiras jurídicas podem ser divididas em públicas e privadas.

Carreiras públicas

As carreiras públicas exigem a aprovação em concursos, que podem incluir provas e títulos. Além disso, podem requerer um período de prática jurídica após a conclusão do curso. Por exemplo, magistrados e promotores precisam cumprir 3 anos de experiência.

Magistrado

Os juízes de Direito exercem a jurisdição comum ou especial (militar, trabalhista ou eleitoral). Em alguns casos, o profissional pode seguir para a segunda instância por tempo de serviço e competência, assumindo a posição de desembargador.

Promotor

As promotorias seguem um processo de crescimento na carreira similar à magistratura. Cada órgão do poder judiciário tem uma promotoria correspondente. Promotores do trabalho, promotores de justiça e promotores federais são as principais oportunidades.

Advocacia pública

A advocacia pública pode ser dividida em dois segmentos:

  • procuradorias e Advocacia Geral da União.
  • advogado de estatais.

Os procuradores são os advogados de estados e municípios. Por sua vez, a Advocacia Geral da União é o braço do ente federal. Já os advogados de estatais atuam para empresas públicas e sociedades de economia mista, como Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Defensor público

A defensoria pública é a advocacia destinada às pessoas sem condição de pagar por um profissional particular. Há dois órgãos mais relevantes: defensoria pública estadual e a defensoria pública da União.

Analista judiciário

O cargo com mais volume de oportunidades é o de analista judiciário. Trata-se do profissional de apoio nas entidades públicas. Não só cada tribunal tem seus analistas, mas as defensorias, promotorias e procuradorias contam com cargos similares.

Carreiras do Direito Privado

A carreira jurídica no Direito Privado começa como advogado generalista e direciona-se para as especializações.

Civil

O setor cível é o mais abrangente. Propriedade, contratos, família, responsabilidade civil e sucessões são as principais áreas. Também é comum a escolha de nichos de atuação no segmento, como Direito do Consumidor e Direito da Criança e Adolescente.

Empresarial

O Direito Empresarial é o ramo ideal para o mundo corporativo. Propriedade intelectual, constituição de empresas, contratos empresariais, títulos de crédito e direito societário são alguns segmentos de atuação.

Penal

A advocacia criminalista atua, principalmente, na defesa dos acusados de cometer delitos. Em relação aos nichos de mercado, Direito Econômico, crimes cibernéticos e investigação defensiva se destacam.

Trabalhista

A carreira jurídica abre oportunidades no direito laboral individual (demandas entre empregadores e empregados) e coletivo (demandas de classes). Além disso, o profissional tem boa abertura para consultorias, ajudando as empresas a reduzir o volume de processos judiciais.

Novas carreiras jurídicas

O setor de tecnologia é um dos que mais crescem no mundo, e o Brasil não é exceção. O Direito adapta às novas demandas desse mercado, abrindo novas oportunidades de carreira jurídica.

Direito Digital

Uma das áreas mais promissoras é o Direito Digital, que se dedica ao estudo e à aplicação do Direito nas relações intermediadas pela tecnologia da informação. Essa área abrange temas como crimes cibernéticos, proteção de dados pessoais, propriedade intelectual e contratos eletrônicos.

Advocacia para startups

Outro setor em crescimento é a advocacia para startups. As empresas com foco em tecnologia, inovação e empreendedorismo precisam de orientação jurídica específica, em temas como propriedade intelectual, contratos de investimento e questões regulatórias.

Escolhendo a carreira jurídica ideal

A carreira jurídica é diversa em áreas de atuação. Diferentes pessoas podem alcançar uma remuneração mais expressiva sem perder a identificação com a rotina e tarefas de trabalho.

Reflita sobre o seu perfil profissional

Algumas especializações da carreira jurídica são mais generalistas, como Cível e Penal. Já outras atuam com um público mais específico, como Previdenciário, Direito de Família e Direito Imobiliário. Por isso, é necessário avaliar o seu perfil antes de escolher.

Considere o seu interesse pelas disciplinas do Direito

O interesse deve estar na mesa por ser um facilitador para o aprendizado e atuação profissional. Pesquise pelas carreiras que podem aumentar a sua motivação, conciliando com oportunidades de mercado.

Entenda as demandas dos seus clientes atuais

Uma forma de acelerar o crescimento é direcionar os esforços para carreiras relacionadas aos serviços já oferecidos para os clientes. Por exemplo, quem já atua com Direito do Trabalho pode buscar uma especialização em Direito Previdenciário, complementando as atividades.

Considere os nichos de mercado

Os nichos de mercado são áreas específicas nos segmentos da advocacia. Por exemplo, no Direito Previdenciário, existe a atuação com a Revisão da Vida Toda. No Direito Penal, há o nicho de Direito Econômico. No Direito Imobiliário, os profissionais podem se especializar na Lei do Inquilinato.

Mapeie as oportunidades e tendências na carreira jurídica

O campo da advocacia está em constante evolução, adaptando-se às mudanças no cenário global e tecnológico. Ao considerar uma carreira jurídica ou planejar sua estratégia de atuação, é fundamental estar atento às tendências e oportunidades que o mercado oferece.

Hoje, Direito Empresarial, Direito Ambiental e Direito Digital são exemplos de áreas em alta. À medida que o mercado se digitaliza, se torna mais aberto a demandas de sustentabilidade e cria novas exigências para as empresas, os advogados podem encontrar ótimas consultoria e advocacia preventiva nessas áreas.

Como se preparar para uma carreira na área jurídica

O começo na carreira jurídica pode ser desafiador. Até porque, além de exercer a profissão de advogado, é preciso manter uma rotina de estudos para crescer e ampliar as oportunidades.

Invista na educação a distância

Uma solução interessante é apostar em cursos livres e especializações EAD. A educação a distância oferece flexibilidade para escolher os horários e locais para estudar, além de evitar deslocamentos para realizar as formações.

Desenvolva habilidades comportamentais

As soft skills (habilidades comportamentais) também são um ponto de desenvolvimento. Liderança, comunicação e gestão de tempo não são vistos na graduação. Por isso, ao desenvolver essas habilidades fundamentais, você sairá na frente.

Fique atento à gestão e marketing

Marketing jurídico e gestão são fundamentais para se destacar no mercado e manter um escritório sustentável. Por isso, devem estar na lista de prioridades da capacitação profissional.

Avalie as áreas diferenciais nos concursos

Na carreira pública, entenda qual é a matéria central para a aprovação e torne-se um especialista. Direito Previdenciário para os concursos federais, Processo Civil nos tribunais de justiça e Direito Penal nas carreiras de defensor público são alguns exemplos.

Caminhos para ingressar na carreira jurídica

Ser um especialista afeta não só as competências profissionais, mas possibilita o posicionamento de mercado sem violar o Código de Ética da OAB. Afinal, títulos podem constar nos materiais de divulgação.

Nos cargos públicos, temos de contar com uma matéria de confiança na área de estudos. Além disso, passar no exame não é o suficiente: uma boa pontuação na prova de títulos é fundamental para a nomeação.

Para você ter uma boa formação jurídica após a faculdade, os cursos da POSESA oferecem inúmeros diferenciais. Nossos cursos de pós-graduação são 100% digitais e abrangem as principais áreas jurídicas, assim como os setores tendência na advocacia.

No EAD, você tem a flexibilidade para estudar quando e onde puder, conciliando trabalho e educação jurídica. Os cursos POSESA ensinam as habilidades necessárias para o crescimento no mercado jurídico:

  • Gestão de Tempo;
  • Marketing Jurídico;
  • Sucesso do Cliente;
  • Liderança;
  • Oratória.

Sendo assim, podemos contribuir para o início da sua carreira jurídica. Logo, você terá as ferramentas para se destacar no mercado, com uma pós-graduação completa para sua área de atuação e objetivos profissionais.

Conheça as pós-graduação POSESA e alavanque a sua carreira no Direito!

Cursos oferecidos por Posesa



plugins premium WordPress