posesa.com.br/pos-graduacao-oficial-oab/
 

Como escolher a minha Pós-Graduação Ideal?

Como escolher a minha Pós-Graduação Ideal?

Escolher a Pós-Graduação Ideal é primordial para ter sucesso na carreira e encontrar-se quando o assunto é a sua formação profissional. O alto nível de competitividade do mercado de trabalho exige uma busca incessante por conhecimento e também maneiras de se destacar.

Escolher uma pós-graduação em Direito é uma forma de encontrar seu nicho de atuação, diminuir a concorrência e ao mesmo tempo obter mais reconhecimento na profissão.

O advogado especialista tem mais conhecimento e consegue atender melhor aos clientes, além de gerar mais confiança no trabalho que oferece. 

Por isso, a ESA traz este post para te mostrar o que deve ser levado em consideração na hora de escolher a pós-graduação ideal para você. Serão abordados aspectos profissionais e pessoais que farão a diferença na hora de escolher o curso que é a sua cara e que trará retorno positivo para você!

Continue a leitura e aproveite!

Objetivos profissionais

O primeiro passo para escolher a pós-graduação ideal é refletir sobre seus objetivos profissionais. O que você deseja da sua carreira? O que mais gosta dentro da sua área de atuação? Já refletiu sobre isso?

Hoje, o mercado educacional oferece dois grandes formatos de cursos para a continuidade da sua carreira: os lato sensu e os stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu é a mais indicada para pessoas que desejam mudar os rumos da carreira, atualizar-se ou aprofundar o conhecimento em determinado nicho. 

O nicho de mercado é uma segmentação, delineamento ou fatia de mercado. Trata-se de uma identificação de um pequeno grupo, com necessidades e interesses específicos, distintos do mercado de modo geral.

Geralmente, os problemas enfrentados por esse público são tão específicos que dependem de mentes inovadoras e empreendedoras para que sejam solucionados. E aí está uma oportunidade de atuação e formação complementar!

Tendo a pós no currículo, é possível, então, crescer profissionalmente na área escolhida. Esse tipo de curso forma especialistas. Tanto que recebe o nome de “especialização”.

Saiba mais: Como conciliar trabalho e Pós-Graduação?

Já os cursos no formato stricto sensu, mestrados e doutorados, costumam ser escolhidos por quem deseja ser professor ou pesquisador, bem como seguir carreira acadêmica. Embora seja cada vez mais comum ver mestres exercendo a advocacia, é preciso refletir sobre as oportunidades de carreira que cada curso poderá proporcionar. Tudo isso tendo em vista o seu objetivo profissional principal.

Em relação às modalidades de cursos, você verá que é possível encontrar cursos nos seguintes formatos:

  • Presenciais: o estudante deve comparecer à instituição de ensino em datas e horários pré-determinados, onde assistirá às aulas no campus escolhido e que ofereça o curso desejado.
  • Ensino à Distância (EAD): oferece aulas remotas e assíncronas, por meio das quais você pode estudar quando e onde quiser. O estudante é responsável pelo próprio processo de ensino-aprendizagem.

Benefícios de escolher uma Pós-graduação EAD

  • Ao vivo: as aulas acontecem na presença de professores e estudantes, ao mesmo tempo, permitindo maior interação e participação. É preciso disponibilidade de tempo e agenda coordenada para acompanhar as disciplinas.

Mercado Jurídico para 2022: perspectivas e desafios!

Experiência na área

A faculdade forma uma base de conhecimento em várias áreas de atuação, mas é apenas uma base teórica, que nem sempre reflete a realidade de um nicho de atuação. Por isso, o ideal é buscar formas de adquirir experiência em diferentes áreas, antes de escolher a pós-graduação.

Em um cenário ideal, o melhor é optar por áreas nas quais houve a oportunidade de fazer estágio ou trabalhar. Afinal de contas, você já passou pela experiência e tem condições de avaliar a sua afinidade com o tema, como funciona o mercado de trabalho e, ainda, como é a clientela. 

Porém, se você não teve a oportunidade de viver essa experiência, converse com profissionais especialistas no ramo que te atrai. Pergunte quais são os pontos negativos e positivos antes de tomar uma decisão.

É a partir das experiências dos outros que você poderá embasar as suas decisões. Portanto, participar de grupos de discussão é uma oportunidade.

Leia também: As vantagens de ter uma pós graduação no currículo

Pesquisa de mercado

Além de descobrir com qual nicho você tem afinidade, descubra também como está o mercado de trabalho para ele. Existem áreas tradicionais com falta de profissionais capacitados e também áreas novas, com grande potencial de crescimento.

Conversar com colegas de trabalho e pesquisar na internet pode evitar o ingresso em uma carreira já saturada.

Além disso, escolher uma área pouco concorrida pode abrir portas para um nicho de mercado que carece de profissionais qualificados. Por esse motivo, pode haver melhor valorização profissional e, também, financeira.

Nesse sentido, é bom ouvir a experiência de quem já fez o curso que você almeja. Leia avaliações e comentários antes de aventurar-se em Instituições de Ensino sem reconhecimento de mercado.

Saiba mais: O que levar em consideração ao escolher uma especialização?

Instituição de Ensino

Tão relevante quanto escolher o curso certo é escolher a melhor instituição de ensino possível. Optar por uma faculdade reconhecida no mercado é muito importante pois impacta no seu reconhecimento profissional entre os colegas e até para os clientes.

Outra questão a ser avaliada é a qualificação dos professores. É a partir do conhecimento deles que as aulas são elaboradas, de forma que o corpo docente é o principal responsável pelo seu preparo para os desafios da profissão. O ideal é que eles tenham formação acadêmica de qualidade e também experiência no mercado.

Por isso, é importante que os professores sejam mestres e doutores, bem como tenham colocações mercadológicas de peso. Ou seja, são destaque nas áreas em que atuam e renomados no mercado nacional.

Outro fator importante é a certificação deste curso e da Instituição de Ensino pelo Ministério da Educação (MEC). Para auxiliar os alunos nesta pesquisa, existe um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados. 

Todas as instituições de ensino superior credenciadas que constam desse cadastro podem também oferecer cursos de especialização para os já graduados, sem prévia autorização nem posterior reconhecimento, nas áreas em que atuam no ensino de graduação.

Neste artigo você viu o quanto é importante pesquisar e estar atento às novidades para escolher a pós-graduação ideal para você. Basear-se em fatos, como pesquisas de mercado e dados sobre a faculdade, levando em consideração seus objetivos é a melhor forma de planejar sua carreira. 

Por isso, invista seu tempo em pesquisas, conheça os programas do curso, extraia informações importantes de depoimentos de ex-alunos. Afinal, cada curso tem um foco diferente e para escolher é preciso saber aonde se quer chegar.

Pronto para escolher seu nicho de atuação e alavancar a carreira? 

 



×