Conheça as áreas mais lucrativas da advocacia!

Conheça as áreas mais lucrativas da advocacia!

Quais áreas mais lucrativas da advocacia ou menos concorridas? Você sabe?

O direito como uma profissão respeitada tem, ao longo dos anos, conquistado muitos aspirantes. Com um número cada vez maior de advogados no Brasil, o direito tornou-se tão competitivo que apenas os melhores prosperam nele.

Então se você deseja conhecer as áreas do direito mais lucrativas, este pequeno artigo é para você! 

Essa lista reúne as áreas da advocacia que apresentam não só os melhores salários, mas também as melhores oportunidades de trabalho nos últimos anos.

Antes de descobrir a lista das áreas do direito que têm grande potencial para trazer remunerações mais altas, é importante saber os motivos que podem influenciar para que uma área seja considerada mais lucrativa do que outras.

Leia também: s habilidades dos advogados de sucesso!

Sua localização geográfica

Há uma probabilidade maior que os profissionais do direito que estejam localizados nas grandes cidades recebam salários maiores do que aqueles das áreas rurais ou cidades do interior. Isso pode ser resultado do grande número de pessoas nessas regiões, que consequentemente aumentará o número de pessoas que procuram por serviços jurídicos.

O “nível” do escritório

A conta parece bem óbvia, quanto maior e mais relevante for o escritório de advocacia naquela região, quanto mais presença e notoriedade seus advogados conseguirem, maior será seus honorários e por consequência, maior será a remuneração que estarão dispostos a pagar a seus associados.

Sua competência

áreas mais lucrativas da advocacia

Um advogado que conhece bem o seu trabalho vai escolher um nicho para si mesmo, fazendo com que as pessoas procurem seus serviços o tempo todo. Esse atributo geralmente é o principal determinante do tipo de remuneração que um advogado recebe em seus escritórios.

Áreas mais lucrativas da advocacia

Pelo exposto, pode-se verificar que muitos fatores podem determinar quão lucrativa será uma área do direito. No entanto, existem áreas específicas do direito que têm maiores chances de sucesso e lucratividade, seja pelo surgimento de uma nova demanda, seja pela complexidade e importância dos temas tratados por uma determinada área para um setor da sociedade. Confira! 

Direito Trabalhista

Direito Trabalhista é uma das áreas que mais oferecem oportunidades de carreira para advogados. No Brasil é comum a violação de direitos trabalhistas, e grande parte das relações das empresas com seus colaboradores apresentam irregularidades.

E é nesse momento que o advogado trabalhista se torna essencial para a resolução dos conflitos, seja defendendo os direitos dos trabalhadores, seja protegendo os interesses das empresas.

Para atuar na área e garantir os melhores resultados para você e seus clientes, é necessário buscar uma pós-graduação que tenha cobertura dos principais tópicos que irá se deparar no seu dia a dia profissional.

Recomendado: Confira nossa pós atualizada em Direito Trabalhista!

Direito Médico:

Nos últimos anos, o direito médico tem sido uma das áreas do direito mais lucrativas. Esta área do direito diz respeito às responsabilidades dos profissionais médicos e aos direitos do paciente.

Em outras palavras, tende a proteger os pacientes de uma violação de seus direitos por parte dos médicos e/ou também a proteger os médicos quando eles estão cumprindo suas obrigações.

Direito Tributário

áreas mais lucrativas da advocacia

O advogado tributarista tem se tornado um profissional altamente requisitado pelo mercado, não apenas por serem responsáveis pela defesa de empresas no âmbito administrativo e judicial referente a questões sobre tributos, mas esse profissional também tem a liberdade para trabalhar oferecendo consultas.

Nos últimos anos, escritórios e advogados desse ramo tem voltado suas atividades para o planejamento tributário, ajudando empresas a ficarem em dia com seus impostos.

Com tantas possibilidades de exercer a profissão, a remuneração para essa área não poderia ser melhor, sendo considerado um ramo altamente lucrativo.

Conheça nossa especialização em Direito Tributário!

Direito Empresarial

O Direito empresarial, assim como o tributário tem ganhado cada vez mais espaço e relevância no Brasil.

O advogado empresarial atua não só na defesa e proteção dos interesses da empresa, mas também prestando consultoria para que empresários entendam qual o melhor modelo de empresa para atender seus objetivos. Além disso, esse advogado também elabora e analisa os contratos entre a empresa, seus fornecedores e subordinados.

Esse advogado pode trabalhar por contrato ou CLT, e se tornou indispensável para empresas de médio e grande porte.

O ramo empresarial possui grande carência de profissionais, por isso os salários oferecidos são considerados acima da média da categoria.

Faça sua especialização em Direito Empresarial!

Compliance Jurídico

Compliance é um setor que cuida de regimentos internos e fiscalização de empresas e indústrias, proporcionando um ambiente que desfavorece a corrupção e estimula uma postura de transparência em todos os setores.

Esse é um ramo que está em crescimento e a cada dia surgem novas demandas por esses profissionais, dificilmente uma grande empresa não tem seu próprio time de advogados de compliance.

O principal objetivo do compliance é exercer uma política interna forte, evitando desvios de condutas e comportamentos, para que não resulte em questões judiciais.

Um advogado especializado em compliance atua majoritariamente como consultor e com isso consegue ter uma alta remuneração, pois consegue atender diversas empresas ao mesmo tempo.

Direito Público

A advocacia pública não é um ramo tão recente, mas possui uma excelente remuneração.

Por se tratar de uma área que reúne tantas outras (Constitucional, Tributário, Administrativo, Eleitoral) esse profissional se torna não só necessário, mas terá um leque de possibilidades para exercer a advocacia.

Algumas dessas possibilidades são a defesa judicial e administrativa de servidores públicos, contratos administrativos e consultorias para empresas em licitações.

Se você se interessa por essa área, pode ter certeza de que conseguirá uma quantidade expressiva de clientes e um baixo grau de competitividade comparado a outros ramos do Direito.

Aprenda como atuar na advocacia pública!

Direito de Propriedade Intelectual

Esse provavelmente é um dos profissionais mais necessários no futuro. Qualquer empresa, indústria e principalmente o setor de tecnologia irão precisar do Advogado de propriedade intelectual em algum momento.

Com o surgimento desenfreado de novos negócios, produtos e softwares, surgiu também a necessidade de oferecer proteção à propriedade desses grupos de ativos, e é exatamente aí que entra a atuação do advogado.

Esse é o profissional encarregado de registrar marcas e patentes, protegendo os interesses e a imagem das empresas contratantes.

Atualmente, esse profissional é facilmente encontrado nas Startups, pois o mercado de TI tem sido um dos que mais sofrem ataques a sua propriedade intelectual.

Como esses setores são gigantes e financeiramente rentáveis, os advogados que atuam nessa área recebem os maiores salários da categoria no país!

Como você pode perceber, há um ponto em comum entre todas as áreas lucrativas da advocacia: todas elas exigem uma especialização!

Aqui na ESA oferecemos cursos de pós-graduação atualizados e voltados para as necessidades do mercado de trabalho!

Conheça nossas ofertas especiais e escolha uma área lucrativa! Conheça nossos cursos aqui!

administrar um escritório de advocacia



×